Kayo Figueiredo e Rayra Guarinho foram empossados em cerimônia surpresa durante final de samba da agremiação
A notícia de que se tornariam mestre-sala e porta-bandeira da Unidos de Vila Isabel foi uma surpresa para o até então casal da escola-mirim Herdeiros da Vila. Rayra Guarinho e Kayo Figueiredo souberam do novo posto de 3º casal já no palco da quadra da escola durante a final da disputa de samba-enredo para o Carnaval 2025.
“Eu não imaginava, nunca nem passou pela minha cabeça. A gente sempre acreditou no nosso potencial, mas a Vila Isabel é uma escola gigante. Eu fiquei desacreditado. Foi um misto de emoções!”, contou Kayo, que é aluno do Instituto Celeiro de Bambas há cerca de dois anos.
O projeto social oferece aulas gratuitas ministradas pelo 1° casal de mestre-sala e porta-bandeira da azul e branca do bairro de Noel, Marcinho Siqueira e Cristiane Caldas. Juntos, a dupla acumula quase meio século de experiência no Carnaval.
“Eu comecei as aulas em 2022 e aprendi tudo do zero com eles. Ter o apoio da Cris e do Marcinho foi essencial para o meu amadurecimento e evolução rápida como porta-bandeira”, afirma Rayra, de 18 anos.
Agora, ambos contam os dias para a estreia na elite do Carnaval carioca. “A Vila é minha escola do coração. É onde eu cresci, me criei e onde passo os dias me esforçando e treinando. Saber que isso está sendo valorizado é muito gratificante. Vai ser uma super realização estar na Avenida em 2025”, planeja a recém-anunciada porta-bandeira.
Para Kayo, é a realização de um sonho: “Hoje eu tenho o privilégio de segurar um pavilhão de peso. A Vila Isabel foi a primeira a me dar a oportunidade de desfilar na escola-mirim e agora a primeira me dar a oportunidade no Grupo Especial. Sempre foi a Vila Isabel! A expectativa para o Carnaval 2025 é sair da Sapucaí com o título”, disse.
O Instituto Celeiro de Bambas realiza projetos sociais, culturais e educacionais voltados para inserção de novos talentos no Carnaval do Rio de Janeiro. Entre as oficinas gratuitas oferecidas, estão aulas de cavaquinho, jiu jitsu, dança, percussão e chapelaria.