1ª. Bienal do Samba SP resgata a história do samba paulista

O evento se realiza durante todo o mês de novembro, no Centro Cultural São Paulo e Teatro Sérgio Cardoso, com muitas atrações e shows gratuitos abertos ao público.

Thobias da Vai-Vai, diretor artístico do evento. Foto: Divulgação

Uma viagem pela história do samba paulista, sua tradição, riqueza, diversidade e criatividade. Essa é a ideia primordial da 1ª Bienal do Samba SP, concebida para ser um marco histórico na cultura desse gênero musical para além do entretenimento. “Queremos apresentar o samba como uma forma de expressão artística, legítima e de valor inestimável, promovendo sua perpetuação para as futuras gerações”, alega o sambista Thobias da Vai-Vai, diretor artístico do evento. “Embora o samba de São Paulo tenha visibilidade e destaque no cenário cultural nacional, ainda há muito a ser feito para garantir sua plena valorização e reconhecimento”, completa o sambista.

A programação da 1ª. Bienal do Samba SP será diversificada, contemplando shows de renomados sambistas paulistas e também de novos talentos. Além disso, terá uma exposição de fotos, artefatos e objetos relacionados ao samba paulista, onde o público poderá conhecer a história do samba de São Paulo, através de sua linha do tempo. Paralelamente, serão organizados workshops, rodas de conversa, oficinas educativas, palestras e reflexões sobre os vários estilos de samba e sua importância como expressão artística e cultural.

O evento também vai presentear os visitantes com o livreto “Samba Paulista- uma breve apreciação”, escrito pelo professor e mestre em Ciências Sociais José de Almeida Amaral Junior, fruto de um robusto trabalho de pesquisa sobre o tema.

Outro destaque dessa bienal é o show de apresentação da 1ª Mostra de Canções Inéditas das Comunidades de Samba de São Paulo, que selecionou 12 sambas inéditos (não gravados/não registrados) de sambistas do Estado de São Paulo. Os classificados receberão como prêmio a produção, arranjo, apresentação na bienal e gravação da música, sob a direção musical de Jr.Denden. Os três primeiros colocados ganham ainda um incentivo em dinheiro.

“A 1ª. Bienal do Samba SP vem para revigorar e consolidar o samba paulista como patrimônio cultural de vital importância para a identidade do nosso Estado e, certamente, será um grande sucesso”, reforça o sambista.

O evento acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP- Rua Vergueiro, 1000- Metrô Vergueiro, linha Azul) e Teatro Sérgio Cardoso, durante todo o mês de novembro de 2024, mês da Consciência Negra.  Conta com a direção geral de Angélica Tobias (Angel Artes Produções Culturais e Artísticas); a coordenação executiva da ASTEC (Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba do Estado de São Paulo); a realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; a parceria e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e da Faculdade Zumbi dos Palmares.

@bienaldosambasp (Instagram) e 1ª.Bienal do Samba SP (Facebook).

Informações: bienaldosambasp@gmail.com

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Rainha de Bateria da Águia de Ouro, Renata Spallicci, aposta na aplicação de enzimas para realçar definição muscular

Rainha de Bateria da Águia de Ouro, Renata Spallicci, aposta na aplicação de enzimas para realçar definição muscular

Foto: Juliana Yamamoto Sempre deslumbrante e símbolo de beleza e energia no carnaval paulista, Renata Spallicci, Rainha de Bateria da Águia de Ouro, acaba de investir no Protocolo Refine, um

Déborah Caetano promete encontro nostálgico durante ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde no Anhembi

Déborah Caetano promete encontro nostálgico durante ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde no Anhembi

Foto: Felipe Araújo (LIGASP) O próximo ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde promete ser um espetáculo à parte para os amantes do samba e da história do carnaval paulistano.

Ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25)

Ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25)

Calendário foi atualizado com novas datas dos testes de luz e som Foto: Divulgação/Rio Carnaval Os ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25). Logo na abertura, o

Unidos da Tijuca promove a festa da bateria Pura Cadência neste domingo

Unidos da Tijuca promove a festa da bateria Pura Cadência neste domingo

Grande Rio, Salgueiro, Estácio de Sá, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel e Paraíso do Tuiuti são as atrações Foto: Jullie Abreu A última edição do Pagode do Mestre do

Unidos de Padre Miguel ensaia nesta sexta na Guilherme da Silveira

Unidos de Padre Miguel ensaia nesta sexta na Guilherme da Silveira

Foto: Diego Mendes Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, o Boi Vermelho promete agitar as ruas de Padre Miguel com mais um ensaio de rua. Com concentração a partir das 21h,

Mocidade Independente de Padre Miguel anuncia parceria com Águas Purin

Mocidade Independente de Padre Miguel anuncia parceria com Águas Purin

Foto: Divulgação| Mocidade Independente de Padre Miguel A Mocidade Independente de Padre Miguel firmou uma importante parceria com a empresa Águas Purin, que será a água oficial da escola até

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES