A ORDEM DE DESFILE DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO ESTÁ DEFINIDA!

No dia 23 de maio, rolou na Cidade do Samba o sorteio que determinou a ordem em que as escolas do Grupo Especial do Carnaval carioca irão desfilar em 2025. Tudo está pronto para 2025: a ordem dos desfiles e os enredos já foram definidos. O próximo passo é escolher os sambas.

Foto: Vitor Melo / Rio Carnaval

Teremos muitas novidades para a folia do próximo ano. Os desfiles da elite do Carnaval carioca agora se estenderão por três dias e acontecerão no domingo (02/03/2025), segunda-feira (03/03/2025) e terça-feira (04/03/2025), com quatro escolas por noite. Será um cenário completamente novo, com menos agremiações por noite, mais tempo de desfile e mais intervalo entre a primeira escola que pisará na Sapucaí no domingo e a última que pisará na praça da Apoteose no início da quarta-feira de cinzas.

Isso também afetará o julgamento, pois as notas serão fechadas por dia, o que pode influenciar bastante os resultados. Há uma enorme curiosidade sobre como isso se desenrolará. Ainda é cedo para formarmos opiniões, já que estamos diante de algo absolutamente inédito. Essa é uma decisão que está longe de ser unânime entre o público, mas foi tomada com a anuência das escolas de samba. Não podemos esquecer que a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba) é formada pelas direções das agremiações do Grupo Especial.

Há uma proposta de redução dos preços dos ingressos, principalmente das arquibancadas, o que é uma boa notícia para os foliões. As escolas também esperam um maior lucro, assim como os camarotes. A economia dos desfiles deve girar mais intensamente.

Porém, muitas dúvidas pairam pelo ar, dentre elas: como isso impactará a memória e a reação do público? Como o folião vai encarar esses três dias? Como o público irá consumir os desfiles na Sapucaí durante esses três dias? Os desfilantes também terão que se adaptar, especialmente aqueles que costumavam desfilar em mais de uma escola. São muitas interrogações.

Mas o que sabemos com certeza é a ordem dos desfiles do Carnaval 2025. Vamos a ela:

Domingo, 2 de março:

1. Unidos de Padre Miguel

2. Imperatriz Leopoldinense

3. Unidos do Viradouro

4. Estação Primeira de Mangueira

Desfilar no domingo sempre foi considerado ingrato para todas as escolas de samba – e continua sendo. Talvez mais ainda no atual cenário, porque agora há mais um dia de desfiles na memória visual e auditiva do público. A Viradouro e a Imperatriz vão desfilar no domingo; a Imperatriz será a segunda escola a desfilar, o que já era considerado uma posição ingrata e se tornou ainda mais desafiadora. Logo depois vem a Viradouro e a Mangueira encerrará a noite.

É curioso como as emoções variam entre os dirigentes. Guanayra Firmino, presidente da Mangueira, por exemplo, ficou visivelmente chateada quando descobriu que a escola iria desfilar no domingo, na primeira noite, mas quando a escola foi sorteada para ser a última a desfilar no domingo, ficou mais feliz. Encerrar a noite é sempre uma posição nobre, independentemente do dia.

O domingo chama a atenção pela força das duas últimas campeãs do Carnaval. Ver a Imperatriz e a Viradouro, duas potências, quase abrindo o Carnaval, é algo inusitado. São escolas que estão no primeiro escalão, tanto pela gestão quanto pelos últimos resultados, e que entram sempre para disputar o título. Como será agora, já que elas vão desfilar bem no início do Carnaval?

Se, por um lado, a Mangueira do estreante carnavalesco Sidnei França ganha importância encerrando o primeiro dia de desfiles, a nota negativa vai para os torcedores da UPM, pois abrir o Carnaval no domingo já é, por si só, uma missão ingrata. O quadro se complica pelo fato de a escola enfrentar uma régua comparativa muito forte, com a Viradouro, Imperatriz e Mangueira desfilando no mesmo dia. Com as notas sendo fechadas no domingo, surge a pergunta: como o jurado, com apenas quatro escolas, utilizará esse sarrafo para comparar? Ele terá que entregar a nota no fim da noite, sem assistir às outras oito escolas para avaliar se a nota é justa.

Segunda-feira, 3 de março:

1. Unidos da Tijuca

2. Beija-Flor de Nilópolis

3. Acadêmicos do Salgueiro

4. Unidos de Vila Isabel

A segunda-feira de Carnaval será aberta pela Unidos da Tijuca, que teve um desempenho ruim no último Carnaval e ficou em uma posição que não a permitiu entrar no sorteio que define a ordem de desfile. A escola do Borel vem para 2025 com novas perspectivas sob a liderança de Edson Pereira e um enredo desejado pela comunidade. Abrir a segunda-feira pode ser menos desafiador do que abrir o domingo, pois a pista já está mais aquecida e a posição não causa tanto descontentamento.

A Tijuca será seguida pela Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel. Algumas curiosidades incluem a Beija-Flor, que desfilou como segunda escola no domingo passado e agora volta a desfilar na segunda-feira. A Beija-Flor, como segunda escola da segunda-feira, traz uma interrogação: como essa posição se compara às outras escolas que ainda desfilarão na terça-feira?

O Salgueiro, que por muito tempo desfilou no domingo, finalmente se livrou desse dia pouco desejado e, para os torcedores, foi um grande alívio; a posição na segunda-feira foi muito comemorada. Com Jorge Silveira, que veio de São Paulo, a escola está com um gás renovado e feliz com a posição em que irá se apresentar.

A Vila Isabel, que no ano passado caiu na última posição de segunda-feira, mas decidiu trocar por conta da quantidade de crianças em seu desfile, repete a dose, porém, nessa oportunidade, encarando o encerramento do segundo dia. Lançando mão de um enredo “mais adulto” sobre assombrações, a Vila Isabel oportunamente fecha a noite de segunda-feira. A escola aposta no perfil de Paulo Barros e seu estilo de Carnaval para alcançar o sucesso, uma vez que o carnavalesco tem em seu histórico enredos sobre lendas urbanas e elementos da ordem do sobrenatural.

A segunda-feira segue sendo um dia forte, equilibrado e com uma nobreza que não se perdeu com a introdução de mais um dia de desfiles.

Terça-feira, 4 de março:

1. Mocidade Independente de Padre Miguel

2. Paraíso do Tuiuti

3. Acadêmicos do Grande Rio

4. Portela

Fechamos a terça-feira de Carnaval com Mocidade, Tuiuti, Grande Rio e Portela. Pelo segundo ano consecutivo, dado o resultado do Carnaval anterior, a Mocidade não participa do sorteio e já tem uma posição fixa: vai abrir a terceira noite. Ainda precisamos descobrir qual será o impacto dessa novidade. Como os foliões e os componentes vão chegar na terceira noite? Afinal, não se trata apenas de estar ali na Sapucaí, mas se trata da culminância de todo o ciclo intenso de atividades de Carnaval, com pouco sono e muita energia gasta. É claro que amamos assistir mais escolas, mas como estará nossa energia na terceira noite de desfiles? A Mocidade terá a missão de descobrir como a Sapucaí vai recebê-la na terceira noite de desfiles.

Na sequência, temos o Tuiuti. No ano passado, a escola já havia conquistado uma posição de destaque e não quis trocá-la, mesmo sendo tentada por outras escolas. Este ano, mais uma vez, se deu bem no sorteio e desfilará na terça-feira, como a segunda escola.

A Grande Rio conseguiu uma posição excelente para o último dia de desfile, sendo a terceira a se apresentar. A escola comemorou bastante sua sorte no sorteio. A agremiação, que vinha sendo assombrada por desfilar aos domingos, agora desfilará na terça-feira, como penúltima escola. Curiosamente, em 2022, a escola de Caxias foi campeã desfilando como penúltima em um Carnaval atípico. Agora estamos novamente diante de um modelo incomum, com a Grande Rio sendo a penúltima do último dia. Isso será um trunfo para a tricolor?

E quem fecha a folia de 2025 é a Portela. Desta vez, com a sorte de Tia Surica, conseguiu uma posição privilegiada. Será um desfecho muito bonito, com um encerramento dedicado a Milton Nascimento. Até onde sabemos, provavelmente não teremos o desfile com amanhecer, o que é uma pena, pois seria lindo ver o dia clarear com a Portela. No entanto, tudo indica que o desfile vai terminar no meio da madrugada. Esperamos que isso mude, mas, de toda forma, será um grande encerramento. A Portela, maior campeã do Carnaval, tem toda a autoridade para fechar os desfiles das escolas de samba.

Ainda pairam dúvidas sobre a realização do chamado “arrastão” após os desfiles. Terminando com Mangueira, Vila Isabel e Portela, esperamos que esse movimento, patrimônio do Carnaval Carioca, seja mantido. Seria melancólico imaginar os desfiles do Grupo Especial sem aquele momento em que o povo segue a última escola até a Apoteose. Isso não pode ser tirado do Carnaval!

Com a definição das posições de desfile, as escolas agora focam em seus preparativos. Algumas ainda estão entregando suas sinopses, mas a maioria já está em fase de disputa de samba. A divisão das agremiações foi equilibrada e a grande interrogação é como todos reagirão fisicamente aos três dias intensos de Carnaval.

O Carnaval está cada vez mais antecipado no calendário, com sorteios ocorrendo mais cedo e mais eventos na Cidade do Samba e na Sapucaí. A nova gestão de Gabriel David promete mais atividades. E nós estaremos aqui para acompanhar e trazer conteúdo para vocês.

Por fim, uma pergunta para os nossos seguidores: três dias de desfile são muito para você, folião? Se tivesse que abrir mão de um dia na Sapucaí, qual seria: domingo, segunda ou terça? Deixe sua resposta nos comentários e nos siga nas redes sociais para mais conteúdo sobre Carnaval.

Nos sigam no Instagram, no Twitter e em outras redes sociais. Estamos animados para mais um Carnaval e esperamos todos vocês lá! #CarnavalizeConosco

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Presidente da Liesa recebe intérpretes e casais de mestre-sala e porta-bandeira para ouvir demandas dos segmentos

Presidente da Liesa recebe intérpretes e casais de mestre-sala e porta-bandeira para ouvir demandas dos segmentos

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Gabriel David, recebeu na última quinta-feira (5) os intérpretes e os casais de mestre-sala e porta-bandeira do

Unidos de Padre Miguel realiza final do concurso de “Musas da Comunidade” nesta sexta (13) 

Unidos de Padre Miguel realiza final do concurso de “Musas da Comunidade” nesta sexta (13) 

Nesta sexta-feira, 13 de setembro, a Unidos de Padre Miguel realizará a aguardada final do concurso Musas da Comunidade, evento que promete agitar a quadra da escola, na Vila Vintém. O

“Limbos” entrelaça o desafio da paternidade com o vibrante do Carnaval

“Limbos” entrelaça o desafio da paternidade com o vibrante do Carnaval

A peça conta ainda com sambas-enredo clássicos da Sapucaí na sua trilha sonora A peça “Limbos”, que está em cartaz até o dia 15 de setembro no Teatro Ruth de

Unidos de Vila Isabel divulga três obras classificadas para semifinal de disputa de samba do Carnaval 2025

Unidos de Vila Isabel divulga três obras classificadas para semifinal de disputa de samba do Carnaval 2025

A comissão de Carnaval da Unidos de Vila Isabel divulgou neste sábado (07) os três sambas-enredo da chave azul que passarão para a semifinal da disputa para o Carnaval 2025.

Unidos de Padre Miguel abre vagas para Alas de Evolução

Unidos de Padre Miguel abre vagas para Alas de Evolução

A Unidos de Padre Miguel está com inscrições abertas para as suas “Alas de Evolução” do desfile de 2025. Essa é a oportunidade para quem deseja parte de um momento

Liesa inicia simpósio para debater aprimoramentos para o julgamento do Carnaval

Liesa inicia simpósio para debater aprimoramentos para o julgamento do Carnaval

Foto: Thomas Reis / Liesa A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) iniciou no dia 2 de setembro, na sede da entidade, uma série de

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES