#BOLOEGUARANÁ: dona de sambas premiados nos últimos anos, Renascer de Jacarepaguá completa 28 anos

Foto: Riotur/Tata Barreto | Arte: Vítor Melo/Carnavalize

Por Bernardo Pilotto
Hoje é um dia festa no Largo do Tanque, em Jacarepaguá: há 28 anos atrás, em 02 de agosto de 1992, foi fundada a Renascer de Jacarepaguá. Ainda que tenha tido um resultado ruim em 2020, a escola se destacou nos últimos anos pela qualidade dos seus sambas-enredo e foi um dos pilares da renovação desse gênero nessa última década. 
Desde a sua fundação, a agremiação bebeu na fonte do bloco Bafo do Bode, que animou os foliões cariocas de 1959 até constituição da Renascer. O Bafo do Bode realizava desfiles em Jacarepaguá e também no centro do Rio de Janeiro, participando dos concursos de blocos de enredo. 
Diferentemente de outras escolas de samba que desfilaram no Grupo de Acesso nos últimos anos e tiveram uma rápida ascensão, a Renascer demorou um tempo maior para subir degraus até chegar na Sapucaí. Entre 1993 e o ano 2000, alternou desfiles pela quarta e quinta divisão. Foi somente na virada do século que a escola conseguiu começar sua ascensão. Foi assim, então, que ela desfilou pela primeira vez no Grupo A (a segunda divisão da época) em 2005.
Thainá Teixeira defendendo o primeiro pavilhão da Renascer em 2019. Foto: Riotur/Raphael David
Após se consolidar nesse nível, a escola chegou ao ponto alto do carnaval em 2012, após vencer o segundo grupo em 2011. Porém, com um desfile sobre Romero Britto, não teve uma boa apresentação e acabou sendo rebaixada. De volta ao Grupo A e após um desfile sem grandes aspirações em 2013, a Renascer resolveu inovar para o ano seguinte: com dificuldades em fazer disputas de samba por conta da falta de acesso à sua quadra devido às obras da Transcarioca, a agremiação optou por encomendar seus sambas-enredo, o que alterou bastante seus rumos nos anos seguintes.
A partir de 2014, contando com sambas-enredo de Claudio Russo, que já era um compositor reconhecido de sambas-enredo, e Moacyr Luz, até então um compositor de muitos sambas de meio de ano, ainda não aventureiro de Sapucaí, a escola passou a se destacar por belos hinos, alguns deles vencedores de prêmios (como o Estandarte de Ouro em 2015). Por vezes, essa parceria ainda agregou outros grandes nomes, como Teresa Cristina (em 2015 e em 2016) e Diego Nicolau (de 2017 a 2020). 
Renascer de Jacarepaguá lança samba para o Carnaval 2019 - 09/09 ...
Diego Nicolau (em pé), Moacyr Luz (esq.) e Cláudio Russo (dir) em anúncio do samba de 2020. Foto: Léo Cordeiro/UOL
Mesmo com desfiles que muitas vezes pecaram pela parte visual, a Renascer conseguiu se firmar a partir dessas boas obras culturas e com enredos culturais. A escola foi, ainda que não exatamente se planejando para tal, vanguarda do novo e controverso momento do desfile de escolas de samba que vivemos hoje. 
Nesses anos, vale destacar os enredos sobre Candeia (2015), os Ibejis (2016) e “O Papel e o Mar” (2017), que trouxe um encontro entre Carolina de Jesus e João Cândido. 
Com outras escolas adotando também enredos críticos e culturais (que acabaram tendo como consequência melhores sambas), a Renascer deixou de ser pura exceção. Este pode ter sido um dos motivos de seu rebaixamento em 2020. Agora, para o próximo carnaval, o desafio dela é manter seus bons enredos e sambas, para que suas chances de voltar para a Série A aumentem.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Rainha de Bateria da Águia de Ouro, Renata Spallicci, aposta na aplicação de enzimas para realçar definição muscular

Rainha de Bateria da Águia de Ouro, Renata Spallicci, aposta na aplicação de enzimas para realçar definição muscular

Foto: Juliana Yamamoto Sempre deslumbrante e símbolo de beleza e energia no carnaval paulista, Renata Spallicci, Rainha de Bateria da Águia de Ouro, acaba de investir no Protocolo Refine, um

Déborah Caetano promete encontro nostálgico durante ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde no Anhembi

Déborah Caetano promete encontro nostálgico durante ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde no Anhembi

Foto: Felipe Araújo (LIGASP) O próximo ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde promete ser um espetáculo à parte para os amantes do samba e da história do carnaval paulistano.

Ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25)

Ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25)

Calendário foi atualizado com novas datas dos testes de luz e som Foto: Divulgação/Rio Carnaval Os ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25). Logo na abertura, o

Unidos da Tijuca promove a festa da bateria Pura Cadência neste domingo

Unidos da Tijuca promove a festa da bateria Pura Cadência neste domingo

Grande Rio, Salgueiro, Estácio de Sá, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel e Paraíso do Tuiuti são as atrações Foto: Jullie Abreu A última edição do Pagode do Mestre do

Unidos de Padre Miguel ensaia nesta sexta na Guilherme da Silveira

Unidos de Padre Miguel ensaia nesta sexta na Guilherme da Silveira

Foto: Diego Mendes Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, o Boi Vermelho promete agitar as ruas de Padre Miguel com mais um ensaio de rua. Com concentração a partir das 21h,

Mocidade Independente de Padre Miguel anuncia parceria com Águas Purin

Mocidade Independente de Padre Miguel anuncia parceria com Águas Purin

Foto: Divulgação| Mocidade Independente de Padre Miguel A Mocidade Independente de Padre Miguel firmou uma importante parceria com a empresa Águas Purin, que será a água oficial da escola até

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES