#BOLOEGUARANÁ: Lins Imperial comemora volta à Sapucaí e seus 57 anos de idade

Por Bernardo Pilotto:

Depois de muitos anos de disputa acirrada entre as escolas Filhos do Deserto e Flor do Lins, dos vizinhos Morro da Cachoeira Grande e da Cachoeirinha, em 07 de março de 1963 a paz se firmou, a união prevaleceu e foi fundada a Sociedade Recreativa Escola de Samba Lins Imperial.
Nos seus primeiros anos, a escola adotou a linha de enredos que prevalecia na época, com conteúdos históricos clássicos. Mas, nos anos 1970, a escola inovou e passou a ter enredos com temas literários, como “Bahia de Jorge Amado” (1973) e “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1975). Foi dessa forma que a agremiação chegou à elite do carnaval carioca pela primeira vez, ao vencer o Grupo 2 no já citado carnaval de 1975.
Desfile da Lins Imperial no grupo especial sobre Madame Satã, em 1990.
Depois de novamente desfilar nos grupos de acesso, a Lins Imperial voltou ao Grupo Especial somente em 1990, para suas duas últimas participações (em 1990 e 1991) no desfile entre as maiores do carnaval. Apesar de dois bons enredos (“Madame Satã” e “Chico Mendes, O Arauto da Natureza”), a escola não sustentou a permanência na elite.
A partir daí, a agremiação alternou desfiles entre as divisões inferiores do carnaval, chegando a ir parar na 5ª divisão (Série D) em 2014. O sonho de voltar para a Sapucaí (local em que passam os Grupo Especial e Série A) parecia cada mais inatingível. Dessa forma que se iniciou um processo de reconstrução da escola: foi vice-campeã em 2014 e subiu para o Grupo C, novamente vice-campeã em 2017, subindo para o Grupo B, até que agora, em 2020 foi campeã, ganhando o direito de estar na Série A em 2021.
Ao longo de todos esses anos, a Lins fez muitos enredos homenageando personalidades do samba, da cultura e do carnaval, como “Glauber Presente” (1983), “Tenda dos Milagres” (1987), “”Primavera, é tempo de saudade, tributo a Zinco e Caxambu” (1988), “As quatro damas negras: Ruth de Souza – Léa Garcia – Xica Xavier – Zezé Motta” (1999) e “Segura a Marimba! Aroldo Melodia vem aí” (2003). No processo recente de reconstrução da escola, essa característica foi marcante, nos enredos “O Monarco do samba” (2017), “Zicartola” (2018), “Malandro é malandro, Bezerra é da Silva” (2019) e “Pinah, a Soberana” (2020).
Desfile Lins Imperial 2019. Foto: Nícolas Barbosa/SRzd
Para 2021, a expectativa é que a escola siga sua reconstrução, fortalecendo os laços com sua história e sua comunidade, para que a agremiação não tenha mais momentos tristes como os vistos anos atrás.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Botafogo Samba Clube abre temporada de ensaios de rua para o carnaval de 2025 nesta sexta, 22

Botafogo Samba Clube abre temporada de ensaios de rua para o carnaval de 2025 nesta sexta, 22

Foto: Cíntia Mello A torcida alvinegra vai ganhar as ruas do Engenho de Dentro a partir desta sexta-feira. Se preparando para estrear na Marquês de Sapucaí, a Botafogo Samba Clube

Unidos de Padre Miguel realiza primeiro ensaio de rua

Unidos de Padre Miguel realiza primeiro ensaio de rua

Foto: Divulgação| Unidos de Padre Miguel A Unidos de Padre Miguel dá mais um passo na sua preparação para o Carnaval 2025 com o início dos ensaios de rua. Após

Portela inicia ensaios de rua para o carnaval 2025

Portela inicia ensaios de rua para o carnaval 2025

Foto: Magaiver Fernandes A Azul-e-branca de Oswaldo Cruz e Madureira se prepara para homenagear Milton Nascimento e convoca comunidade para seu primeiro ensaio de ruaEm busca do 23º título, a

Mancha Verde celebra o Dia da Consciência Negra com evento gratuito

Mancha Verde celebra o Dia da Consciência Negra com evento gratuito

Foto: Marcelo Messina| Liga-SP O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para refletir sobre a contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira, discutir questões relacionadas ao racismo, à

Álbum oficial do Rio Carnaval 2025 será lançado no próximo dia 29

Álbum oficial do Rio Carnaval 2025 será lançado no próximo dia 29

Está chegando a hora do público conhecer a versão oficial dos 12 sambas de enredo que as escolas de samba do Rio Carnaval cantarão em 2025 na Marquês de Sapucaí.

Unidos de Padre Miguel realiza segundo ensaio de canto geral no dia 12/11

Unidos de Padre Miguel realiza segundo ensaio de canto geral no dia 12/11

Foto: Divulgação|Unidos de Padre Miguel Dando continuidade aos preparativos para o Carnaval 2025, a Unidos de Padre Miguel convida todos os seus componentes e a comunidade para o segundo ensaio

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES