#BOLOEGUARANÁ: Pioneira no protagonismo feminino no carnaval, Unidos da Ponte completa 68 anos

 

Texto: Bernardo Pilotto
Hoje é dia de festa em São Mateus, bairro de São João de Meriti, município da Baixada Fluminense vizinho ao Rio de Janeiro: há 68 anos atrás, no dia 03 de novembro de 1952, foi fundada na cidade a Unidos da Ponte, escola de samba que foi pioneira em alguns aspectos da folia e que teve momentos de protagonismo nos anos 1980. 
Depois de desfilar (e ser campeã) em seus primeiros anos no carnaval de São João de Meriti, a Ponte se integrou ao carnaval carioca em 1959. Desta época até 1964, a agremiação foi liderada por Carmelita Brasil, a primeira mulher a presidir uma escola de samba que se tem notícia. Além de dirigir a escola, Carmelita também compunha os sambas-enredo, sendo pioneira também nessa área. 
Com enredos de temas tradicionais do carnaval desse período, como “Homenagem ao Barão de Mauá” (1963) e “Oswaldo Cruz, o Saneador” (1966), a Unidos da Ponte oscilou entre grupos de acesso até o início dos anos 1980, quando começou uma nova fase para a escola. 
Foi com “O Casamento de Dona Baratinha” (1982), um dos primeiros enredos de temática infantil, que a agremiação conquistou seu primeiro acesso ao grupo das principais escolas do carnaval carioca. Nos anos seguintes, mais dois grandes sambas, com “Eles Verão a Deus” (1983) e “Oferendas (1984), marcaram o maior momento da história da Unidos da Ponte. Em um momento em que os desfiles de escola de samba contavam com grande audiência e prestígio, a Ponte ganhava destaque com desfiles alegres e ótimas sambas-enredo. 
Do início dos anos 1980 até meados dos anos 1990, a escola ainda se manteve entre as maiores da folia, desfilando por 10 vezes entre as principais agremiações. Em 1995, ainda no Grupo Especial, sua bateria ganhou o prêmio Estandarte de Ouro.
Após uma sequência de rebaixamentos, a escola ficou fora dos desfiles da Marquês de Sapucaí por muitos anos, fazendo parte das séries subsequentes do carnaval, que desfilam na Intendente Magalhães. Entre 2007 e 2012, a escola chegou a desfilar na quarta divisão.
A partir daí, a Ponte começou um processo de retomada, que culminou com a volta à Sapucaí após vencer o Grupo B em 2018. Com bons desfiles em 2019 e 2020, a Unidos da Ponte se manteve no Grupo de Acesso, garantindo sua presença no sambódromo para o próximo carnaval, quando apresentará o enredo “Santa Dulce dos Pobres – O Anjo Bom da Bahia”.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Botafogo Samba Clube abre temporada de ensaios de rua para o carnaval de 2025 nesta sexta, 22

Botafogo Samba Clube abre temporada de ensaios de rua para o carnaval de 2025 nesta sexta, 22

Foto: Cíntia Mello A torcida alvinegra vai ganhar as ruas do Engenho de Dentro a partir desta sexta-feira. Se preparando para estrear na Marquês de Sapucaí, a Botafogo Samba Clube

Unidos de Padre Miguel realiza primeiro ensaio de rua

Unidos de Padre Miguel realiza primeiro ensaio de rua

Foto: Divulgação| Unidos de Padre Miguel A Unidos de Padre Miguel dá mais um passo na sua preparação para o Carnaval 2025 com o início dos ensaios de rua. Após

Portela inicia ensaios de rua para o carnaval 2025

Portela inicia ensaios de rua para o carnaval 2025

Foto: Magaiver Fernandes A Azul-e-branca de Oswaldo Cruz e Madureira se prepara para homenagear Milton Nascimento e convoca comunidade para seu primeiro ensaio de ruaEm busca do 23º título, a

Mancha Verde celebra o Dia da Consciência Negra com evento gratuito

Mancha Verde celebra o Dia da Consciência Negra com evento gratuito

Foto: Marcelo Messina| Liga-SP O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para refletir sobre a contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira, discutir questões relacionadas ao racismo, à

Álbum oficial do Rio Carnaval 2025 será lançado no próximo dia 29

Álbum oficial do Rio Carnaval 2025 será lançado no próximo dia 29

Está chegando a hora do público conhecer a versão oficial dos 12 sambas de enredo que as escolas de samba do Rio Carnaval cantarão em 2025 na Marquês de Sapucaí.

Unidos de Padre Miguel realiza segundo ensaio de canto geral no dia 12/11

Unidos de Padre Miguel realiza segundo ensaio de canto geral no dia 12/11

Foto: Divulgação|Unidos de Padre Miguel Dando continuidade aos preparativos para o Carnaval 2025, a Unidos de Padre Miguel convida todos os seus componentes e a comunidade para o segundo ensaio

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES