#CARNAVAL2020 – Disputa acirrada pelo título em apresentações regulares marcam a segunda-feira de desfiles

Por Leonardo Antan

Chegaram ao fim os treze desfiles do grupo especial carioca e o que se viu foi uma das brigas mais regulares e disputadas da história do carnaval. Apresentando trabalhos primorosos em aspectos plásticos e musicais, diversas escolas se colocaram na briga pelas primeiras posições, cada uma apresentando erros e acertos em seus vários quesitos. No geral, nenhuma agremiação fez um desfile arrebatador e que saiu na frente como a possível campeã de modo inânime. 
A noite começou num delicioso alívio cômico, a São Clemente apresentou as vigarices brasileiro num excelente e criativo trabalho plástico de Jorge Silveira. O artista devolveu a identidade irreverente e crítico da preta e amarela num excelente trabalho em enredo, alegorias e fantasias. Apesar disso, a agremiação não incorporou o bom-humor proposto e passou de modo frio na pista, falhando em harmonia e evolução. De uma crítica mais incisiva vamos a um desfile despolitizado e que cantou Brasília de modo burocrático. A Vila Isabel fez uma fábula brasileira que passou pelos cantos do país para chegar na construção de nossa capital, a azul e branco apresentou um trabalho com bastante bom-gosto e requinte de Edson Pereira, se destacando ainda em harmonia e bateria. Com poucas falhas, a escola se firma como uma das principais favoritas. 
O Salgueiro homenageou o palhaço Benjamin de Oliveira e trouxe o universo circense para a Avenida. Logo no início, uma emocionante e bem executada comissão de frente encantou a plateia. O desfile apostou em mergulhar em elementos da cultura circense e trazer menos a figura do homenageado, que acabou apagado no desenvolvimento do enredo. O trabalho plástico de Alex de Souza foi mais tradicional e não apresentou grandes soluções estéticas, os quesitos mais problemáticos da escola foram evolução e seu samba-enredo. Permanecendo na região tijucana, saímos do morro salgueirense para o Borel. A azul e amarela reencontrou Paulo Barros em seu desfile, mas o bem-sucedido casamento de outrora não teve o mesmo brilho. Em uma plástica irregular e fraca, a escola teve ainda problemas em enredo e Comissão de Frente, que se mostraram confusos e mal desenvolvidos. O destaque positivo vai para o samba-enredo bem cantado por Wantuir, a bateria Pura Cadência e o bom trabalho de fantasias desenvolvidos por Marcus Paulo.
Salve a Mocidade! A estrela da Zona Oeste enfim cruzou a pista homenageando Elza Soares, uma baluarte estelar da agremiação. O enredo muito bem conduzido por Jack Vasconcelos apostou numa linguagem mais tradicional com fantasias emplumadas e alegorias que apostaram em imagens de fácil leitura. A apresentação emocionante foi bem ainda em bateria e harmonia, mas um dos poucos quesitos que apresentaram problemas foi o casal de mestre-sala e porta-bandeira, contratados há poucos da festa, eles não demostraram tanta sintonia. Para encerrar a noite, a Beija-Flor fez um belo reencontro com sua estética opulenta e volumosa de antigos carnavais. O enredo, que mais uma vez passeou pela história da huminidade deixou a desejar, mas a agremiação teve um trabalho plástico de altos e baixos. A escola teve problemas graves de evolução, com um enorme contingente, ela correu para sua apresentação e abriu diversos clarões sobre a pista. 
Ganha aqui, tira aqui. De todas as escolas que passaram pela Avenida e se credenciaram pela briga das primeiras posições, cada uma apresentou seus erros e acertos na disputa. É um carnaval disputado e de alto nível que vimos este ano. Vamos conferir o que nos reserva a apuração.
Ouça também nossas análises das apresentações com nossos membros Leonardo Antan e Felipe Tinoco e o jornalista Leonardo Dahí, disponível em todas as plataformas digitais clicando aqui.

Confira como cada escola se apresentou em todos os quesitos:

São Clemente: Crítica bem humorada e fácil leitura marcam boa abertura da segunda-feira

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Rainha de Bateria da Águia de Ouro, Renata Spallicci, aposta na aplicação de enzimas para realçar definição muscular

Rainha de Bateria da Águia de Ouro, Renata Spallicci, aposta na aplicação de enzimas para realçar definição muscular

Foto: Juliana Yamamoto Sempre deslumbrante e símbolo de beleza e energia no carnaval paulista, Renata Spallicci, Rainha de Bateria da Águia de Ouro, acaba de investir no Protocolo Refine, um

Déborah Caetano promete encontro nostálgico durante ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde no Anhembi

Déborah Caetano promete encontro nostálgico durante ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde no Anhembi

Foto: Felipe Araújo (LIGASP) O próximo ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde promete ser um espetáculo à parte para os amantes do samba e da história do carnaval paulistano.

Ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25)

Ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25)

Calendário foi atualizado com novas datas dos testes de luz e som Foto: Divulgação/Rio Carnaval Os ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25). Logo na abertura, o

Unidos da Tijuca promove a festa da bateria Pura Cadência neste domingo

Unidos da Tijuca promove a festa da bateria Pura Cadência neste domingo

Grande Rio, Salgueiro, Estácio de Sá, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel e Paraíso do Tuiuti são as atrações Foto: Jullie Abreu A última edição do Pagode do Mestre do

Unidos de Padre Miguel ensaia nesta sexta na Guilherme da Silveira

Unidos de Padre Miguel ensaia nesta sexta na Guilherme da Silveira

Foto: Diego Mendes Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, o Boi Vermelho promete agitar as ruas de Padre Miguel com mais um ensaio de rua. Com concentração a partir das 21h,

Mocidade Independente de Padre Miguel anuncia parceria com Águas Purin

Mocidade Independente de Padre Miguel anuncia parceria com Águas Purin

Foto: Divulgação| Mocidade Independente de Padre Miguel A Mocidade Independente de Padre Miguel firmou uma importante parceria com a empresa Águas Purin, que será a água oficial da escola até

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES