CARNAVANÁLISE #1: a Zona Leste em busca do bicampeonato

Por Felipe de Souza

O carnaval de São Paulo é um dos que mais cresce e ganha espaço no Brasil, é inegável, além disso, não podemos esquecer da festa momesca nas terras cariocas. Para ilustrar tamanho crescimento da festa e a união entre os carnavais, Felipe de Souza, Beatriz Freire e Jéssica Barbosa se reuniram para explanar sobre samba e enredo das 27 escolas que passarão pelo Anhembi e pela Marquês de Sapucaí. Os textos estarão disponíveis às segundas, quartas e sextas, seguindo o resultado do carnaval 2017.
Para começar a saga, nada melhor que trazer a campeã do cortejo na Terra da Garoa, a Acadêmicos do Tatuapé. Então vem com a gente que a sirene vai tocar!
“Maranhão: Os Tambores vão Ecoar na Terra da Encantaria”
Acadêmicos do Tatuapé
“Viva São José, venha me valer
Ilu Ayê ô, Ilu Ayê
Tatuapé numa linda procissão
Canta sua história, ó Maranhão”
Em time que tá ganhando se mexe, sim! Para 2018, em busca do bicampeonato, a azul e branco virá reforçada pelo carnavalesco Wagner Santos, vindo da Acadêmicos do Tucuruvi. O enredo, tradicional CEP, conta sua história, ó Maranhão as influências culturais do estado brasileiro, bebendo da fonte de um outro desfile do mesmo carnavalesco, em 2010, pelo Zaca, quando foi contada a história de São Luis. Além disso, pode-se esperar da escola um desfile colorido, dançante (por assim dizer) e com representações folclóricas naturais da Terra da Encantaria.
O samba:
Em sua disputa de samba, a Tatuapé recebeu 34 obras, um recorde no Especial paulistano, propondo um modelo de escolha fechado aos componentes da escola. Numa feliz decisão, a obra que irá para a Avenida é de autoria de Fabiano Tennor, Mike e Luizinho, compositores do samba que deu o primeiro título para a escola, no último carnaval.
Interpretado de maneira belíssima por Celsinho Mody, o samba-enredo conta com a participação especial de Dominguinhos do Estácio e da ilustríssima madrinha Leci Brandão, na faixa 1 do CD. Com belas passagens, é fundamental destacar os versos que antecedem o refrão principal: “É emoção/ o meu pavilhão vai girar/ na Terra da Encantaria/ os tambores vão ecoar”. Cabe apontar também a corretíssima atuação da Bateria Qualidade Especial, com bossas e a inserção das matracas, instrumentos musicais típicos. 
A Acadêmicos do Tatuapé vai em busca do bicampeonato sendo a quinta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, mostrando suas credenciais e que irá vender caro o troféu de campeã.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Botafogo Samba Clube abre temporada de ensaios de rua para o carnaval de 2025 nesta sexta, 22

Botafogo Samba Clube abre temporada de ensaios de rua para o carnaval de 2025 nesta sexta, 22

Foto: Cíntia Mello A torcida alvinegra vai ganhar as ruas do Engenho de Dentro a partir desta sexta-feira. Se preparando para estrear na Marquês de Sapucaí, a Botafogo Samba Clube

Unidos de Padre Miguel realiza primeiro ensaio de rua

Unidos de Padre Miguel realiza primeiro ensaio de rua

Foto: Divulgação| Unidos de Padre Miguel A Unidos de Padre Miguel dá mais um passo na sua preparação para o Carnaval 2025 com o início dos ensaios de rua. Após

Portela inicia ensaios de rua para o carnaval 2025

Portela inicia ensaios de rua para o carnaval 2025

Foto: Magaiver Fernandes A Azul-e-branca de Oswaldo Cruz e Madureira se prepara para homenagear Milton Nascimento e convoca comunidade para seu primeiro ensaio de ruaEm busca do 23º título, a

Mancha Verde celebra o Dia da Consciência Negra com evento gratuito

Mancha Verde celebra o Dia da Consciência Negra com evento gratuito

Foto: Marcelo Messina| Liga-SP O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para refletir sobre a contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira, discutir questões relacionadas ao racismo, à

Álbum oficial do Rio Carnaval 2025 será lançado no próximo dia 29

Álbum oficial do Rio Carnaval 2025 será lançado no próximo dia 29

Está chegando a hora do público conhecer a versão oficial dos 12 sambas de enredo que as escolas de samba do Rio Carnaval cantarão em 2025 na Marquês de Sapucaí.

Unidos de Padre Miguel realiza segundo ensaio de canto geral no dia 12/11

Unidos de Padre Miguel realiza segundo ensaio de canto geral no dia 12/11

Foto: Divulgação|Unidos de Padre Miguel Dando continuidade aos preparativos para o Carnaval 2025, a Unidos de Padre Miguel convida todos os seus componentes e a comunidade para o segundo ensaio

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES