CARNAVANÁLISE #6: gente caipira e feliz querendo soltar o grito de campeão

Por Felipe de Souza
O carnaval de São Paulo, inegavelmente, é um dos que mais cresce e ganha espaço no Brasil. Apesar disso, é impossível ignorar a relevância que a festa momesca tem em terras cariocas. Para ilustrar tamanho crescimento da folia e a união entre os carnavais, Felipe de Souza, Beatriz Freire e Jéssica Barbosa se reuniram para detalhar samba e enredo das 27 escolas que passarão pelo Anhembi e pela Marquês de Sapucaí em 2018. Os textos estarão disponíveis às segundas, quartas e sextas, seguindo o resultado do último carnaval.

Abre a porteira que a Dragões, chegou! Depois do melhor resultado na história da escola, a Dragões da Real vem em busca do título, tratando da música sertaneja. Pega a viola e vem com esse povo feliz.

 “Minha Música, Minha Raiz. Abram a Porteira para essa Gente Caipira e Feliz”
Dragões da Real
“Eu sou caipira pirapora sim ‘sinhô’,
venho de longe pra mostrar o meu valor.
Chora viola, vamo ‘simbora’,
abre a porteira que a Dragões chegou”
O vice-campeonato em 2017 fez muito bem pra escola mais jovem do carnaval paulistano. Com algumas mudanças, a Dragões vem em busca do título inédito após sua melhor colocação na história, perdendo o campeonato na última nota da apuração.

Para 2018, a tricolor optou por manter a pegada musical e levará para a pista do Anhembi um enredo que contará a história do sertanejo, do campo até a cidade. Pegando carona em sucessos como “Galopeira”, “É o Amor” e “Evidências”, a comissão de carnaval (formada por Dione Leite, Rogério Félix e Márcio Gonçalves), agora sem Jorge Silveira, contratado pela São Clemente, contará como as modas de viola surgiram, detalhando sua trajetória, a inspiração nos animais e a transição para o meio urbano. A expectativa é de um desfile que faça reavivar o imaginário popular sobre sucessos do passado e do presente.

Fora a comissão de carnaval, não houve mudança no time da Dragões da Real. Espera-se mais um grande desfile da escola.

O samba:
Após o hino de 2017, criou-se uma grande expectativa para a escolha da Dragões. Bons sambas marcaram a equilibrada disputa, dando como presente ao público amante de carnaval uma belíssima final com dois grandes sambas. O vencedor é de autoria de Armênio Poesia e cia., entretanto, vale destacar belíssimas obras como as parcerias Nêgo e cia. e Thiago SP e cia.

No CD, a faixa da escola tem ilustríssima participação de Sérgio Reis, entoando a canção “Romaria”. Renê Sobral, apesar de algumas críticas ao seu sotaque caipira, vai muito bem, destacando-se. Apesar da obra não encabeçar a safra, como no carnaval passado, pouco se comenta negativamente sobre o samba, que tem como grande destaque o refrão principal: “Eu sou caipira pirapora, sim ‘sinhô’/ Venho de longe pra mostrar o meu valor/ Chora viola, vamo ‘simbora’/ Abre a porteira que a Dragões chegou”. Vale recordar também a belíssima participação da Ritmo Que Incendeia, principalmente no início da faixa.

Será que chegou a vez da Dragões da Real soltar o grito?! A escola será a sexta a desfilar no sábado de carnaval paulistano. Fique ligado!

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Rainha de Bateria da Águia de Ouro, Renata Spallicci, aposta na aplicação de enzimas para realçar definição muscular

Rainha de Bateria da Águia de Ouro, Renata Spallicci, aposta na aplicação de enzimas para realçar definição muscular

Foto: Juliana Yamamoto Sempre deslumbrante e símbolo de beleza e energia no carnaval paulista, Renata Spallicci, Rainha de Bateria da Águia de Ouro, acaba de investir no Protocolo Refine, um

Déborah Caetano promete encontro nostálgico durante ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde no Anhembi

Déborah Caetano promete encontro nostálgico durante ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde no Anhembi

Foto: Felipe Araújo (LIGASP) O próximo ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde promete ser um espetáculo à parte para os amantes do samba e da história do carnaval paulistano.

Ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25)

Ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25)

Calendário foi atualizado com novas datas dos testes de luz e som Foto: Divulgação/Rio Carnaval Os ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25). Logo na abertura, o

Unidos da Tijuca promove a festa da bateria Pura Cadência neste domingo

Unidos da Tijuca promove a festa da bateria Pura Cadência neste domingo

Grande Rio, Salgueiro, Estácio de Sá, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel e Paraíso do Tuiuti são as atrações Foto: Jullie Abreu A última edição do Pagode do Mestre do

Unidos de Padre Miguel ensaia nesta sexta na Guilherme da Silveira

Unidos de Padre Miguel ensaia nesta sexta na Guilherme da Silveira

Foto: Diego Mendes Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, o Boi Vermelho promete agitar as ruas de Padre Miguel com mais um ensaio de rua. Com concentração a partir das 21h,

Mocidade Independente de Padre Miguel anuncia parceria com Águas Purin

Mocidade Independente de Padre Miguel anuncia parceria com Águas Purin

Foto: Divulgação| Mocidade Independente de Padre Miguel A Mocidade Independente de Padre Miguel firmou uma importante parceria com a empresa Águas Purin, que será a água oficial da escola até

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES