Ê Boi-bumbá! 7 Desfiles que mostram a força de Parintins

Por Adriano Prexedes

O momento tão aguardado está chegando! Nesta semana, todos os olhares estarão voltados para Parintins. O município, situado a mais de 300 km de Manaus, será o palco do 57º Festival Folclórico, protagonizado pelos Bois-bumbás Garantido e Caprichoso, de 28 a 30 de junho. A “Ilha da Magia” é um celeiro de artistas e foi entre as décadas de 1970 e 1990 que os caminhos das duas maiores festas populares do país começaram a se cruzar. No carnaval, os artistas parintinenses foram fundamentais para as inovações visuais, sendo divisores de águas nos desfiles das escolas de samba. No texto de hoje, veremos sete desfiles que mostram a importância de Parintins e seus artistas, e sua relação com o carnaval das escolas de samba.

Arte: Thomas Reis

1) Salgueiro 1998 – “Parintins, a Ilha do Boi-Bumbá: Garantido x Caprichoso, Caprichoso x Garantido” (Carnavalesco: Mário Borrielo)

A Academia do Samba apresentou na Sapucaí a exuberância da Ilha da Magia, contando a lenda do boi-bumbá e abordando a clássica rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido. A alvirrubra foi a segunda escola a desfilar no domingo. O samba animado foi composto pelo amazonense Paulo Onça,  um dos maiores nomes da música amazonense, que mais tarde ganhou outro samba no Rio, desta vez na Grande Rio para o carnaval 2017.

Foto: Tantos Carnavais

Voltando ao desfile do Salgueiro, as esculturas que impressionaram o público foram feitas por profissionais de ambos os bois de Parintins liderados por Juarez Lima, do Boi Caprichoso, à época no Garantido. A escola não manteve a animação ao longo do desfile e terminou em 7º lugar.

2) X-9 Paulistana 1997 – “Amazônia: A Dama do Universo” (Carnavalesco: Augusto de Oliveira)

A tricolor da Parada Inglesa já se destacava no carnaval paulistano, mesmo com pouco tempo no Grupo Especial. Em 1997, as lendas e encantos da Amazônia foram contadas pela agremiação no Sambódromo do Anhembi. 

Foto: TV Globo

Além do samba histórico conduzido por Royce do Cavaco, a imponência do conjunto visual, especialmente os movimentos coordenados pelos artistas parintinenses, foi um grande destaque do desfile, impulsionando uma novidade na folia paulistana. Com esse desfile potente e histórico, a X-9 conquistou seu 1º título na elite paulistana.

3) Vila Isabel 2023 – “Nessa Festa Eu Levo Fé” (Carnavalesco: Paulo Barros)

A escola de Noel e Martinho levou as celebrações de fé para a Avenida com um desfile exuberante. O Festival de Parintins foi homenageado com alegorias e esculturas, mas o grande destaque foi uma das obras assinadas por artistas de lá. 

Foto: Reuters

A escultura vazada de São Jorge foi a imagem do Carnaval 2023. A obra de arte foi confeccionada por Alex Salvador – do Boi Caprichoso – e equipe, foi o grande destaque da apresentação que ficou em 3º lugar. A equipe também é responsável pelo indígena do cortejo de 2019, que viralizou nas redes sociais.

Foto: Fernando Grilli

4) Estrela do Terceiro Milênio 2020 – “No Coração da Floresta Nascem Estrelas que Brilham no Meu Carnaval” (Carnavalesco: Murilo Lobo)

A comunidade do Grajaú homenageou os artistas da Ilha amazonense que sempre abrilhantam o carnaval, destacando a história e o talento dos profissionais da região.

Foto: Igor Catanhede/SASP

Em seu retorno ao Acesso 1, a Coruja fez uma apresentação técnica e animada, com destaque para as alegorias e a ala de “Sinhazinhas da Fazenda”. Na apuração, apesar de perder três décimos, a Estrela alcançou um louvável 3º lugar.

5) Portela 2002 – “Amazônia, Esse Desconhecido. Delírios e Verdades do Eldorado Verde” (Carnavalesco: Alexandre Louzada)

A Majestade do Samba apostou na história do estado do Amazonas, embalada pela nostalgia do título de 1970, última conquista solo da azul-e-branca. Encerrando os desfiles, a escola impressionou com a qualidade da apresentação, na qual os artistas parintinenses tiveram papel fundamental. 

Foto: Carlos Júnior

As serpentes que chegavam perto da arquibancada e a tradicional águia, carregando Jeane Benoliel, Cunhã-poranga do Caprichoso na época, foram os grandes destaques do desfile.

Foto: A Crítica

6) Unidos da Tijuca 2007 – “De Lambida em Lambida, a Tijuca dá um Click na Avenida” (Carnavalescos: Lane Santana e Luis Carlos Bruno)

Após a saída de Paulo Barros, criou-se uma expectativa em torno do desfile da azul e amarela que levaria para a Sapucaí o enredo sobre a fotografia.

Foto: Reprodução/Galeria do Samba

A escola apresentou um desfile inspirado e competente, com destaque para a escultura de diabo no abre-alas, ilustrando a crença de que o flash da fotografia aprisiona as almas das pessoas. A obra é de autoria de Rossy Amoedo, hoje presidente do Boi Caprichoso, e sua equipe. O pavão conquistou o 4º lugar.

Foto: Pedro Gadelha

7) Unidos de Padre Miguel 2018 – “Eldorado Submerso: Delírio Tupi-Parintintin” (Carnavalesco: João Vitor Araújo)

O Boi Vermelho da Vila Vintém encerrou os desfiles da Série Ouro de 2018 com um enredo sobre lendas e o imaginário indígena amazonense. Com uma exibição de altíssimo nível, a escola despontou como favorita ao acesso para o Grupo Especial do Carnaval carioca.

Foto: Bárbara Lopes/O Globo

O Festival de Parintins encerrou o cortejo da escola e os profissionais da Ilha deram vida às esculturas e aos dois bois no carro “Parintins: o Eldorado erguido no coração da floresta”. Apesar de favorita, a UPM terminou como vice-campeã.

Revisão textual de João Vitor Silveira

Quer saber mais? Tudo sobre o intercâmbio entre carnaval e Boi-bumbá você encontra no livro “Carnaval e Boi-bumbá: Entrecruzamentos Alegóricos”, de João Gustavo Melo, disponível em nossa lojinha: https://carnavalize.lojaintegrada.com.br/carnaval-e-boi-bumba-entrecruzamentos-alegoricos

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Rainha de Bateria da Águia de Ouro, Renata Spallicci, aposta na aplicação de enzimas para realçar definição muscular

Rainha de Bateria da Águia de Ouro, Renata Spallicci, aposta na aplicação de enzimas para realçar definição muscular

Foto: Juliana Yamamoto Sempre deslumbrante e símbolo de beleza e energia no carnaval paulista, Renata Spallicci, Rainha de Bateria da Águia de Ouro, acaba de investir no Protocolo Refine, um

Déborah Caetano promete encontro nostálgico durante ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde no Anhembi

Déborah Caetano promete encontro nostálgico durante ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde no Anhembi

Foto: Felipe Araújo (LIGASP) O próximo ensaio técnico da Nenê de Vila Matilde promete ser um espetáculo à parte para os amantes do samba e da história do carnaval paulistano.

Ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25)

Ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25)

Calendário foi atualizado com novas datas dos testes de luz e som Foto: Divulgação/Rio Carnaval Os ensaios técnicos do Rio Carnaval 2025 começam neste sábado (25). Logo na abertura, o

Unidos da Tijuca promove a festa da bateria Pura Cadência neste domingo

Unidos da Tijuca promove a festa da bateria Pura Cadência neste domingo

Grande Rio, Salgueiro, Estácio de Sá, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel e Paraíso do Tuiuti são as atrações Foto: Jullie Abreu A última edição do Pagode do Mestre do

Unidos de Padre Miguel ensaia nesta sexta na Guilherme da Silveira

Unidos de Padre Miguel ensaia nesta sexta na Guilherme da Silveira

Foto: Diego Mendes Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, o Boi Vermelho promete agitar as ruas de Padre Miguel com mais um ensaio de rua. Com concentração a partir das 21h,

Mocidade Independente de Padre Miguel anuncia parceria com Águas Purin

Mocidade Independente de Padre Miguel anuncia parceria com Águas Purin

Foto: Divulgação| Mocidade Independente de Padre Miguel A Mocidade Independente de Padre Miguel firmou uma importante parceria com a empresa Águas Purin, que será a água oficial da escola até

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES