Apresentação inédita dos segmentos e alas da escola abre a noite no Palácio do Samba no próximo sábado (19/10) a partir das 22h

No sábado (19/10) a partir das 22h a Estação Primeira de Mangueira realiza a etapa final das eliminatórias para a escolha samba-enredo para o Carnaval 2025. Antes da apresentação das parcerias, o show inédito “Na Gira da Mangueira” vai levar para o Palácio do Samba um repertório histórico que promete comover e empolgar a torcida Verde e Rosa. A grande final também será transmitida ao vivo pelo YouTube da escola. Os ingressos antecipados estão à venda (https://ingresso.mangueira.com.br/).
“O mangueirense pode esperar uma noite de muita felicidade na sua casa neste sábado”, promete Dudu Azevedo, diretor de Carnaval da Mangueira. “Vamos encerrar esse processo de escolha do samba-enredo cantando juntos uma trilha sonora magnífica ao som da nossa bateria, do nosso carro de som. É um show que vai interagir muito com o público e animar quem vai assistir a escolha do nosso hino”, aposta.
A direção artística do espetáculo, que vai contar com 80 integrantes, fica por conta de Fábio Batista. Para ele, “falar da cultura bantu é falar de movimentos circulares. Do tempo. Dos encontros”, explica. E acrescenta: “Também é falar da gira que transfere conhecimento, que leva as pessoas de volta aos ancestrais. O candomblé é feito em gira, as danças afro também. Temos a roda da capoeira, a roda de samba. A ideia desse show é reverenciar a roda como grande lugar de diálogo, de transferência de conhecimento, de samba, de troca e reverência”, completa.
As parcerias de Chacal do Sax e Cia., Lequinho e Cia., Ronie Oliveira e Cia. são as composições classificadas para a disputa.
Em 2025 a Verde e Rosa apresenta na Marquês de Sapucaí o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, uma narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social. Desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, o enredo vai levar para a avenida um olhar sobre a presença dos povos bantus na cidade do Rio de Janeiro. Eles representaram a maioria dos negros que foram escravizados e trazidos para o Cais do Valongo, na Pequena África. A Mangueira retratará a vivência dessa população em toda a cidade, mostrando como sua história floresceu em solo carioca.
Confira abaixo lista das parcerias participantes (19/10/2024):
*Samba 10*
*Compositores:* Lequinho, Júnior Fionda, Gabriel Machado, Julio Alves, Guilherme Sá, Paulinho Bandolim.
Samba 11
Compositores: Chacal Do Sax, Fabio Martins, Marcelo Martins, Bruno Vitor, Jean Do Ouro E Pastor Gaspar.
Samba 13
Compositores: Ronie Oliveira, Jotapê, Giovani, João Vidal, Miguel Dibo E Cabeça Do Ajax.
SERVIÇO:
Grande Final das Eliminatórias do Samba-Enredo:
Data: 19/10/2024
Horário: 22h
Local: Palácio do Samba
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira
Ingressos:
https://ingresso.mangueira.com.br/