#Carnaval2019 – Problemas de evolução comprometem crítica empolgante da Tuiuti

Por Redação Carnavalize
Depois do estrondoso sucesso do desfile vice-campeão do ano passado, a Paraíso do Tuiuti seguiu firme e forte com o talentoso carnavalesco Jack Vasconcelos rumo à noite desta segunda-feira.  O enredo crítico e bem humorado intitulado “Salvador da Pátria” contou a história de Ioiô, o bode eleito vereador no Ceará, uma narrativa muito pertinente e recheada de críticas políticas. 
No quesito comissão de frente, Filipe Moreira, bailarino e coreógrafo, comandou o grupo que mostrou a luta por terras no país. Durante a disputa, personagens tentavam deslegitimar Ioiô, o verdadeiro representante do povo. A comissão fez uma apresentação muito simpática e bem coreografada; a reação das arquibancadas foi de muita receptividade e o tripé foi bem utilizado. O único problema de execução em frente ao primeiro módulo de julgadores foi a falha de um dos efeitos. 
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marlon Flôres e Daniele Nascimento, não foi tão feliz em sua apresentação. O estandarte de Daniele chegou a bater no mestre-sala em alguns momentos e a fantasia não era tão opulenta. Não é garantido que na quarta de cinzas os defensores do quesito saiam coroados com quarenta pontos. 
Nos quesitos estéticos, a escola fez uma belíssima abertura em cores quentes; o abre-alas passou com um alto contingente de composições para garantir um bom efeito, mas passou apagado em frente ao primeiro e também ao quarto módulo de julgamento. Ao longo da pista, a mesma alegoria chegou a apresentar um princípio de incêndio que foi controlado pelos extintores do Corpo de Bombeiros. Na linguagem e na concepção, o desfile era muito bem resolvido: a abertura partiu da seca e chegou ao litoral. A segunda alegoria também se destacou e o conjunto foi muito bem concebido. A última alegoria enfrentou problemas sérios de acabamento em elementos do carro e também teve dificuldades com a parte hidráulica, em que elevações não subiram. 
As fantasias apresentaram altos e baixos. O primeiro setor era bonito, mas alguns componentes tiveram problemas com seus chapéus e outras fantasias deixaram a desejar no final do desfile; apesar pos pesares, Jack fez um bom uso de cores e teve sucesso na transmissão do enredo. 
O tripé mostrou o lado faceiro do Bode Ioiô.
O enredo começou em tom de fábula e contava como muita clareza a história do personagem principal, que foi exaltado ao longo de toda a narrativa e foi o pivô de uma conexão à crítica política que se fez muito pertinente dentro do tema. 
A SuperSom do mestre Ricardinho fez uma boa apresentação e fez uma paradona que levantou o público, essencial para aliviar a tensão do início do desfile que se deu por conta dos imprevistos com o abre-alas. Celsinho Mody e Grazzi Brasil conduziram o samba brilhantemente e a harmonia da escola foi uniforme; notou-se que o público comprou o ótimo samba da escola. 
Apesar dos problemas de acabamento, a última alegoria mexeu com as arquibancadas.
O quesito evolução foi o mais problemático do desfile. Houve demora no início da apresentação e o samba oficial só começou a ser cantado quando o relógio já estava marcando seis minutos no cronômetro. A abertura de alguns buracos no início do desfile e os problemas do último carro para fazer a curva ocasionaram pequenos clarões e a escola precisou correr no fim do desfile para não estourar o tempo.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

 A Jac Produções lança o projeto "Um carnaval para Maria Quitéria", que desenvolveu um estudo de desfile de escola de samba em homenagem a essa heroína da nossa independência. O

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

Arte de Julianna LemosPor Adriano PrexedesSejam bem-vindos de novo! Desta vez, nossa aventura sambística nos levará para outro destino: vamos até o Espírito Santo para conhecer a trajetória de uma

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

    Arte de Lucas MonteiroPor Felipe CamargoJá se tornou algo que os amantes do Carnaval carioca debatem e mencionam todos os anos. Com um misto de esperança, medo e reclamação,

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

Arte de Jéssica BarbosaPor Adriano PrexedesAtenção! Vamos embarcar numa viagem carnavalesca pela cidade que nunca para. Relembraremos uma São Paulo que, durante a folia, se vestia de cores vibrantes. De

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

 Arte por Lucas MonteiroTexto: Débora Moraes Rosa Magalhães e Leandro Vieira são os carnavalescos que mais tiveram seus trabalhos exibidos em exposições em instituições de arte. Além de colecionarem esse título,

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

 Arte de Lucas XavierPor Adriano PrexedesO ano era 2012, considerado por muitos um dos maiores carnavais da história do Sambódromo do Anhembi. A folia, geralmente, é lembrada pelo grande público

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES