#Carnaval2019 – Viradouro reafirma sua força em apresentação lúdica.

Por Redação Carnavalize
Magias e mistérios no ar da Cidade do Samba moldaram o pré-carnaval da Viradouro, escola recém-chegada da Série A depois de ter feito um bate-volta no grupo principal em 2015. A expectativa alta e as suposições do que aconteceria foram o recheio do bolo de favoritismo desde que as primeiras notícias do barracão começaram a circular entre corredores e redes sociais. Um dos motivos, inquestionavelmente, foi a chegada do badalado carnavalesco Paulo Barros, que já assinou desfiles pela escola na década passada, e também de outra figurinha conhecida pelas bandas de Niterói: o mestre Ciça. Com o enredo “Viraviradouro”, a escola foi a segunda a desfilar no primeiro dia do Grupo Especial e fez uma viagem por contos de fadas, terror e pelo reino da ilusão e fantasia. 
O abre-alas da escola trouxe a estante de livros encantados.
Outro estreante da agremiação foi Alex Neoral, o coreógrafo responsável pela comissão de frente que apresentou a descoberta do livro encantado, aberto por uma criança. O grupo foi muito bem coreografado e apostou em truques com trocas de roupas e uma proposta que apresentou bem a escola. A execução seria perfeita se não houvesse a queda do chapéu da bruxa, mas o bailarino segurou as pontas diante do contratempo e reverteu a situação sem grandes alardes. Contou ainda com um tripé que servia de base para o contingente do corpo de baile, que tinha três grupos diferentes de integrantes. 
Rute Alves e Julinho Nascimento estão juntos há 12 carnavais e pelo segundo ano consecutivo formam o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos do Viradouro. A apresentação, no entanto, foi irregular e apesar da experiência de Julinho, houve deslizes na execução de alguns passos; Rute, por sua vez, estava segura. 
Apesar do problema hidráulico, o carro da Viradouro que encenou A Bela e a Fera arrancou suspiros das arquibancadas.
Ao estilo já conhecido, Paulo Barros investiu em truques, desta vez menos exagerados e pirotécnicos comparado aos anos anteriores, e apresentou um ótimo conjunto alegórico, muito bem acabado e concebido. A terceira alegoria, que trazia A Bela e a Fera, apresentou problemas hidráulicos em uma plataforma que deveria subir e passou apagado pelo primeiro módulo de jurados, mas encantou pela beleza e pela dança dos componentes, apesar do truque não ter funcionado. O ponto alto foi o motoqueiro fantasma da quinta alegoria, que subia e descia de uma grande rampa que ia do chão até o centro da alegoria e fez o público vibrar nas arquibancadas; inicialmente, o personagem também cuspia fogo, mas o efeito não se repetiu ao longo da passagem pela Avenida. As fantasias formaram um ótimo conjunto que imprimiu fácil leitura. 
O enredo também se mostrou claro em concepção ao tentar amarrar uma narrativa lúdica que remetesse aos contos de fadas e ao universo imaginário e fantasioso. A costura de um fio condutor, no entanto, não foi tão exitosa e acabou se tornando um dos pontos fracos do desfile da alvirrubra.  
A Furacão Vermelho do mestre Ciça fez uma apresentação empolgante com um elemento visual que estava nas mãos do mestre e soltava fogo quando os ritmistas se abaixavam para que a ala de tamborins pudesse executar a bossa para os jurados. O samba foi bem conduzido pelo intérprete Zé Paulo e apesar de não ter um claro momento de explosão, empolgou a comunidade niteroiense que se mostrou muito aguerrida e cantou com muita força e alegria o hino escolhido pela escola. Sem problemas de evolução, a escola não teve sustos e cravou o fim do desfile exatamente no tempo determinado pelo regulamento. 
Confirmando o favoritismo do pré-carnaval, a escola recém-chegada da Série A mostra credenciais para o sábado das campeãs e afasta qualquer chance de rebaixamento.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

 A Jac Produções lança o projeto "Um carnaval para Maria Quitéria", que desenvolveu um estudo de desfile de escola de samba em homenagem a essa heroína da nossa independência. O

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

Arte de Julianna LemosPor Adriano PrexedesSejam bem-vindos de novo! Desta vez, nossa aventura sambística nos levará para outro destino: vamos até o Espírito Santo para conhecer a trajetória de uma

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

    Arte de Lucas MonteiroPor Felipe CamargoJá se tornou algo que os amantes do Carnaval carioca debatem e mencionam todos os anos. Com um misto de esperança, medo e reclamação,

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

Arte de Jéssica BarbosaPor Adriano PrexedesAtenção! Vamos embarcar numa viagem carnavalesca pela cidade que nunca para. Relembraremos uma São Paulo que, durante a folia, se vestia de cores vibrantes. De

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

 Arte por Lucas MonteiroTexto: Débora Moraes Rosa Magalhães e Leandro Vieira são os carnavalescos que mais tiveram seus trabalhos exibidos em exposições em instituições de arte. Além de colecionarem esse título,

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

 Arte de Lucas XavierPor Adriano PrexedesO ano era 2012, considerado por muitos um dos maiores carnavais da história do Sambódromo do Anhembi. A folia, geralmente, é lembrada pelo grande público

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES