#Carnaval2019 – Ponte pisa forte e, apesar de chuva, abre bem a noite de desfiles

Por Redação Carnavalize

Abrindo os trabalhos de 2019 depois de uma longa espera que durou até o primeiro dia de março, a Unidos da Ponte levou à Avenida um de seus sambas de maior sucesso, com a reedição do conhecidíssimo samba-enredo “Oferendas”, desenvolvido pela dupla de carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz. A apresentação iniciou com meia hora de atraso por conta da chuva torrencial que atingiu o Rio de Janeiro e inundou a Marquês de Sapucaí. 
O desfile apresentou, como sugere o título, as oferendas do agrado de cada orixá no Candomblé. A comissão de frente, coreografada por Léo Torres e Daniel Ferrão, representava pais e mães de santo que faziam oferendas com os alguidares.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola de São João de Meriti, Yuri Souza e Camylinha Nascimento, enfrentou a chuva e fez boa apresentação com uma dança que trouxe inspiração africana em sua coreografia, além de uma linda indumentária em tons de azul. 
As alegorias passaram completas, bem como as fantasias, que eram leves e de clara leitura, entrosadas com o enredo. Os carnavalescos souberam reaproveitar os materiais, respeitaram as cores correspondentes aos orixás e a escola teve um bom contingente, exceto pela ala de Ogum, que passou pouco antes da bateria com apenas uma fileira de componentes. Ademais, a última alegoria apresentou problemas de acabamento na figura central de Oxalá.

A segunda alegoria da Unidos da Ponte trouxe o amalá oferecido a Xangô. (Foto: Vitor Melo)

A bateria do Mestre Vitinho veio representando os Ogans e apresentou excelente desempenho apesar das dificuldades ocasionadas pela chuva, com destaque para as empolgantes paradinhas. Cenicamente, em frente aos ritmistas vinha todo o panteão dos orixás com uma belíssima coreografia em roda, tendo um Preto Velho como figura central. 
O samba de enredo, conduzido por Lico Monteiro e Tiganá, foi o trunfo da apresentação meritiense; de qualidade incontestável, lançou bases para a comunidade mostrar que estava com a letra na ponta da língua, cantando o orgulho de estar de volta à Série A depois de 12 carnavais fora. 

As rosas brancas tradicionalmente oferecidas à Iemanjá foram representadas na terceira alegoria da escola. (Foto: Vitor Melo)

A evolução da escola apresentou pequenos problemas em frente ao terceiro módulo de jurados. No fim das contas, a Ponte mostrou que pisa forte no terreiro e não deve sofrer momentos de tensão na quarta-feira de cinzas, já que lidou muito bem com a grande responsabilidade de abrir a temporada de desfiles de 2019.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

 A Jac Produções lança o projeto "Um carnaval para Maria Quitéria", que desenvolveu um estudo de desfile de escola de samba em homenagem a essa heroína da nossa independência. O

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

Arte de Julianna LemosPor Adriano PrexedesSejam bem-vindos de novo! Desta vez, nossa aventura sambística nos levará para outro destino: vamos até o Espírito Santo para conhecer a trajetória de uma

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

    Arte de Lucas MonteiroPor Felipe CamargoJá se tornou algo que os amantes do Carnaval carioca debatem e mencionam todos os anos. Com um misto de esperança, medo e reclamação,

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

Arte de Jéssica BarbosaPor Adriano PrexedesAtenção! Vamos embarcar numa viagem carnavalesca pela cidade que nunca para. Relembraremos uma São Paulo que, durante a folia, se vestia de cores vibrantes. De

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

 Arte por Lucas MonteiroTexto: Débora Moraes Rosa Magalhães e Leandro Vieira são os carnavalescos que mais tiveram seus trabalhos exibidos em exposições em instituições de arte. Além de colecionarem esse título,

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

 Arte de Lucas XavierPor Adriano PrexedesO ano era 2012, considerado por muitos um dos maiores carnavais da história do Sambódromo do Anhembi. A folia, geralmente, é lembrada pelo grande público

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES