por Redação Carnavalize
Segunda escola da noite, a São Clemente se despediu de Rosa Magalhães após três carnavais e ganhou o reforço de Jorge Silveira, um novo talento, que foi vice-campeão da Série A e do Grupo Especial de São Paulo no último carnaval. O enredo “Academicamente Popular” fez da Sapucaí um grande salão de arte a céu aberto e marcou o início da transição da escola para o resgate de sua acidez e crítica, sempre com irreverência, dos antigos carnavais.
A Comissão de Frente marca a estreia de Kiko Guarabyra no carnaval e apresentou um trabalho regular, onde os componentes interagiam com o elemento alegórico com led que retratava um ateliê. Este, no entanto, teve falha de iluminação no segundo módulo de jurados. O mestre-sala Fabricio Pires, veterano da escola da Zona Sul, ganhou o reforço da porta-bandeira Amanda Poblete, sua nova companheira, e os dois representavam o encontro do neoclássico com a natividade e negritude brasileira. O casal fez uma apresentação boa, mas enfrentou problemas próximo ao setor 10.
A terceira alegoria da escola representou os grandes salões (Foto: Felipe de Souza) |
O conjunto alegórico passou muito bem e surpreendeu pela beleza, mas a última alegoria e o tripé que trazia o incêndio da EBA destoaram um pouco do restante. A parte de trás do segundo carro também não foi erguida pelo elevador hidráulico. As fantasias foram o destaque do cortejo e mostraram um alto nível e um excelente uso da paleta de cores, que formou um lindo tapete cromático. O enredo se mostrou claro e bem desenvolvido.
A quarta alegoria clementiana trouxe o Modernismo (Foto: Leonardo Antan) |
A Fiel Bateria de Caliquinho passou bem mas o carro de som, comandado por Leozinho Nunes, enfrentou muitos problemas e por vezes pareceu inexistente, ainda mais com a péssima sonorização da Avenida, o que prejudicou a harmonia, que pareceu muito fria. A evolução foi lenta e alguns buracos se abriram. Com excelência na estética, apesar da falta do calor humano, a escola fez boa apresentação e não deve enfrentar momentos difíceis na quarta de cinzas.