Espírito olímpico e carnavalesco: “Acende a chama e recebe as nações… Os jogos vão começar!”

Nesta sexta-feira (05/08), iniciam-se os primeiros Jogos Olímpicos realizados no Brasil. O Rio tem a honra de receber atletas do mundo todo para conhecer e admirar nossa cultura tão vasta, esta que inclui – VEM SOLANGE – o meu, o seu, o nosso Carnaval! 

A expectativa dos amantes da maior festa do mundo é gigante para saber onde irão se encaixar baterias, intérpretes, passistas e rainhas de bateria. A resposta está logo abaixo!
A prefeitura do Rio, na tentativa de mostrar ao mundo aquilo que o carioca tem de melhor, criou um espaço de congraçamento entre os povos. Agora conhecida como Boulevard Olímpico, a Zona Portuária, que abriga o Museu do Amanhã, será palco dos mais animados encontros desta fan fest. Da Praça Mauá até a Praça XV, o show fica a cargo de nossas amadas Escolas de Samba e blocos.
Os encontros ocorrerão de forma que as agremiações se misturem ao chegar no Palco Tendências, localizado na Praça XV. Desta maneira, elas farão uma festança digna de Carnaval. A expectativa é que os gringos gastem muita grana e os blocos e Escolas misturem sambas-enredo com famosas marchinhas, com originalidade e diversão. Vai ter MUUUUITO SAMBA e se reclamar a gente paga a condução pro Paulinho Direto ir fazer um showzinho por lá.
Confira abaixo as apresentações do “Encontro de Carnavais”, que se iniciará diariamente às 15h, no Boulevard Olímpico:
Além disso, todas as doze Escolas do Especial e a rebaixada deste ano, Estácio de Sá, se apresentarão no Parque Olímpico. As apresentações serão para divulgar o Visit.Rio e segundo Antônio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo da cidade, poderão acontecer também fora das Arenas, dependendo do contingente de público. 
O Carnaval também estará presente na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas. Todas as Escolas de Samba do Especial tocarão juntas um samba especial composto para o evento. Além disso, passistas e casais de mestre-sala e porta-bandeira das doze escolas também participarão. É previsto que o samba seja 20% da cerimônia, que contará bastante sobre a sustentabilidade e sobre o povo carioca.
Na passarela do samba, os jogos já desfilaram sua história algumas vezes. A primeira vez em 1997, na Mangueira que cantou o “Olimpo é verde e rosa”, quando o Rio ainda era candidata a sediar a festa, o samba dizia: “2004 é o sonho brasileiro”.

Em 2007, a Portela falou dos jogos Pan-americanos que aconteciam naquele ano na Cidade Maravilhosa, mas colocou a competição americana no contexto das Olimpíadas, promovendo o encontro dos deuses gregos com os deuses portelenses. 
Já a União da Ilha abordou a competição esportiva em duas oportunidades nos últimos quatro anos, a primeira vez em 2012 quando desfilou com a história da Inglaterra que sediava os jogos naquele ano e agora em 2016, levando um enredo onde os deuses olímpicos se encantavam pela beleza carioca.

O Carnavalize espera que o samba assalte muitos corações durante os Jogos Olímpicos e que Rosa Magalhães abençoe todos os atletas. Viva o Carnaval!

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

 A Jac Produções lança o projeto "Um carnaval para Maria Quitéria", que desenvolveu um estudo de desfile de escola de samba em homenagem a essa heroína da nossa independência. O

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

Arte de Julianna LemosPor Adriano PrexedesSejam bem-vindos de novo! Desta vez, nossa aventura sambística nos levará para outro destino: vamos até o Espírito Santo para conhecer a trajetória de uma

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

    Arte de Lucas MonteiroPor Felipe CamargoJá se tornou algo que os amantes do Carnaval carioca debatem e mencionam todos os anos. Com um misto de esperança, medo e reclamação,

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

Arte de Jéssica BarbosaPor Adriano PrexedesAtenção! Vamos embarcar numa viagem carnavalesca pela cidade que nunca para. Relembraremos uma São Paulo que, durante a folia, se vestia de cores vibrantes. De

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

 Arte por Lucas MonteiroTexto: Débora Moraes Rosa Magalhães e Leandro Vieira são os carnavalescos que mais tiveram seus trabalhos exibidos em exposições em instituições de arte. Além de colecionarem esse título,

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

 Arte de Lucas XavierPor Adriano PrexedesO ano era 2012, considerado por muitos um dos maiores carnavais da história do Sambódromo do Anhembi. A folia, geralmente, é lembrada pelo grande público

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES