Pontos gerais: Após surpreender a Sapucaí com um desfile animado em 2020, a Inocentes vai desenvolver um carnaval mais denso e um enredo bem interessante sobre a cultura popular pernambucana, proposto pelo carnavalesco Lucas Milato.
Pontos extras: Com um samba-enredo encomendado, a Caçulinha da Baixada tem uma das mais belas obras do grupo e pode se garantir em quesitos musicais. Além disso, conta com um experiente casal formado por Douglas Valle e Jaçanã Ribeiro.
Perdeu décimos: Em sua estreia na folia, no último carnaval, o jovem Lucas Milato deixou a desejar no desenvolvimento da sua narrativa sobre a “eternidade”. Apesar da boa premissa desse ano, resta ver como isso se desenvolverá nas alegorias e fantasias.
Ficha técnica:
3. ESTÁCIO DE SÁ:
Pontos gerais: Outra escola que está retornando à Série Ouro, a Estácio também aposta numa reedição. Buscando uma comunicação com o público, a escola vai homenagear o Flamengo, em enredo originalmente apresentado em 1995. No time que cuidará do visual, fazem dupla o experiente Wagner Gonçalves e Mauro Leite, que por décadas foi assistente de Rosa Magalhães.
Ponto extras: Assim como a Ilha, a alvirrubra contou com a especial estrutura da Cidade do Samba para desenvolver seu trabalho, contando ainda com um time experiente em vários segmentos. É uma escola com muita força, sem dúvidas!
Perdeu pontos: A comunicação com o público é um elemento fundamental do desfile do Estácio. Se a escola não entrar bastante animada na pista, pode complicar inclusive o seu samba, que não é dos melhores, apesar de bastante conhecido. O andamento dado pela bateria do mestre Chuvisco também é um ponto de atenção.
Ficha técnica:
4. ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ:
No geral: Uma escola em franca recuperação, a Santa Cruz conseguiu se destacar nos últimos carnavais quando esteve sob a batuta do carnavalesco Cahê Rodrigues. Para esse ano, aposta na experiência de Cid Carvalho para seguir brilhando no grupo.
Pontos extras: O enredo é, sem dúvidas, um dos principais trunfos da verde e branco. A homenagem ao ator e diretor Milton Gonçalves tem tudo para emocionar e se comunicar com o público, além de já ter gerado um excelente samba-enredo que pode embalar o cortejo.
Perdeu décimos: Para isso, a escola precisa, mais um ano, que sua comunidade abrace o samba para fazê-lo render. E outro porém são as condições a Cid Carvalho de desenvolver boas alegorias e fantasias, quesitos que tiraram pontos importante da escola na última folia.
Ficha técnica:
5. UNIDOS DE PADRE MIGUEL:
No geral: Sempre favorita? Eterna vice-campeã da Série Ouro, a UPM aposta numa fórmula que já deu certo: homenagear a religiosidade afro-brasileira. Neste ano, tudo fica ainda mais forte com a volta de Edson Pereira, que fez grandes trabalhos plásticos na agremiação. Será que agora vai?
Pontos extras: A força da comunidade de Padre Miguel é sempre um imponente elemento para desfiles arrebatadores da alvirrubra. Além disso, há expectativa de um ótimo trabalho visual do carnavalesco, numa temática que ele domina muito bem.
Perdeu décimos: Dando expediente há alguns anos na escola, o coreógrafo David Lima já deixou escapar alguns pontos preciosos em Comissão de Frente em anos anteriores. A torcida é que seu trabalho fature boas notas, como foi no último ano.
Ficha técnica:
6. VIGÁRIO GERAL:
No geral: Novata na Série Ouro, a Vigário surpreendeu em sua estreia com um desfile político e de grande comunicação com o público. Para esse ano, aposta outra vez num tema cultural que aborda a “Pequena África” e a resistência negra na cidade carioca.
Pontos extras: O conjunto de fantasias da tricolor surpreendeu em 2020, portanto, a expectativa é que a comissão formada por Marcus do Val, Alexandre Costa e Lino Sales mantenha o bom nível.
Perdeu décimos: No ensaio técnico da agremiação, os quesitos de pista prejudicaram um melhor desempenho. Apesar do ótimo samba, com assinatura do grande compositor Xande de Pilares, é preciso que a comunidade da Zona Norte dê o nome, ainda mais por estar numa posição nobre de desfile, entre outras co-irmãs com mais experiência.
Ficha técnica:
7. IMPÉRIO DA TIJUCA:
No geral: Tá chegando o primeiro império do samba! Sempre grandiosa, a verde e branco do morro da Formiga renovou a parceria com o carnavalesco Guilherme Estevão, que preparou um excelente enredo sobre a GRANES Quilombo, fundado pelo compositor Candeia, na década de 1970.
Pontos extras: Se o enredo foi o quesito mais despontuado da agremiação em 2020, para esse ano, a excelente narrativa proposta é, sem dúvidas, uma das grandes cartas na manga. Contando com um carnavalesco talentoso, a alviverde tem ainda um melodioso samba embalado por um ótimo intérprete.
Perdeu décimos: No último carnaval, o estreante casal Renan Oliveira e Laís Ramos perdeu importantes décimos, mas era apenas a primeira apresentação como parceiros dos dançarinos. Desde então, eles têm se preparado e fizeram uma ótima apresentação no ensaio técnico.
Ficha técnica:
8. IMPÉRIO SERRANO:
No geral: Após um desfile desastroso na última folia, o Império chega completamente renovado para esse ano. A nova direção, comandada por Sandro Avelar, contratou ninguém menos que o badalado carnavalesco Leandro Vieira, que irá homenagear o capoeirista Besouro Mangangá.
Pontos extras: Um time fortíssimo foi formado para a verde e branco, além do renomado artista que também comanda a verde e rosa, estão o experiente coreógrafo Patrick Carvalho e o casal formado por Matheus Machado e Veronica Lima. Junte-se a isso um grande samba e uma comunidade aguerrida, pronta para voltar à Elite. Favoritaça, né?
Perdeu décimos: Ela tem tudo! O Império se desenha até aqui como o grande favorito da Série Ouro, é só conferir os mistérios e segredos que a pista da Sapucaí reserva. Então, nada de perder décimos para a Serrinha. Custa, mas vem!
Ficha técnica:
Verdades inabaláveis caem por terra quando a sirene toca, então é só esperar. Em meio a um cenário complicado, a gente só torce que a escolas do acesso surpreendam e mandem recados para certos prefeitos, já que nossa festa continua pra lá de viva. Amém, Rosa!
OUTRAS INFORMAÇÕES:
🗓: Quarta-feira (20) e quinta-feira (21)
🕘 Previsão de inicio: 21h00
⏱️ Tempo de desfile: 45-55min
📺 Transmissão: Globo (RJ) a partir das 00h05/23:50, G1 e Globoplay (todo Brasil).
COBERTURA COMPLETA NAS REDES SOCIAIS DO CARNAVALIZE!
Instagram: @igcarnavalize
Twitter: @Carnavalize
Youtube.com/Carnavalize