#CARNAVAL2022: O QUE ESPERAR? AS PREVISÕES PARA A SÉRIE OURO EM 2022!

 

FINALMENTE, CHEGOU O CARNAVAL! Depois de dois longos anos de espera, muitos adiamentos, estamos nos preparando para pisar novamente na nossa amada Marquês de Sapucaí! E, já que os desfiles tão de volta, nossas famosas “previsões” não podiam ficar de fora!

Búzios e patuás na mão? Pedindo as bençãos aos nosso orixás, vamos dar a melhor combinação de palpites com bom-humor para aliviar a TPC. Errar ou acertar? A gente nunca sabe como prever, mas a torcida é que a Série A mostre sua garra mais uma vez. Mesmo com um orçamento curtíssimo e barracões precários, as agremiações e seus artistas se renovam e surpreendem a cada ano!

Quem sobe? E quem desce? E o grupo da meíuca? Vem com a gente descobrir mais sobre os cortejos da divisão de Acesso do Carnaval carioca, que serão realizados nos próximos dias 20 e 21, quarta e quinta-feira dessa semana. Confiram a ordem de desfile e nossas expectativas para os desfiles da Série Ouro?


ORDEM DE DESFILE:



QUARTA-FEIRA: DIA 20 DE ABRIL
1. EM CIMA DA HORA:


No geral: Após uma passagem pelo grupo de acesso recentemente, entre 2014 e 2015, a tradicional Em Cima da Hora retorna ao carnaval da Sapucaí e, assim como fez antes, aposta em clássico do seu repertório para garantir a permanência. Depois de “Os sertões”, agora vamos poder ouvir novamente o imortal “33 – Destino D. Pedro II”.
Ponto extras: Muito que bem, já que falamos dele, o grande trunfo da azul e branco é, sem dúvidas, seu samba. Um clássico do gênero composto por Guará e imortalizado por Jovelina Pérola Negra. Trata-se de uma obra incrível, narrando de forma poética e crítica a vida nos trilhos cariocas, a obra continua super atual! 
Perdeu décimos: É a escola que subiu… Só copiar o texto dos últimos anos: as mesmas dificuldades de sempre. O agravante é que esse ano foi ainda mais puxado para o grupo… Então, a azul e branco de Cavalcanti terá que lutar para apresentar uma plástica digna na Avenida e se firmar no grupo de acesso, considerando seu pré-carnaval marcado por várias mudanças em seu time técnico. 

Ficha técnica:


2. CUBANGO:

Pontos gerias: Atotô! Uma das grandes agremiações da Série Ouro, a Cubango chega numa posição menos nobre de desfile, mas com grandes credenciais para mais uma vez se colocar na disputa para o seu sonhado título, rumando ao Grupo Especial. Versando mais uma vez com a cultura afro-brasileira, a escola de Niterói parte para uma emocionante homenagem à atriz e mãe de santo Chica Xavier.
Pontos extras: A verde e branco tem como carnavalesco o experiente João Vitor Araújo, conhecido por seu bom gosto e apuro estético. Então, beleza não vai faltar! Outro trunfo, o samba-enredo, de extrema qualidade e será defendido pelo grande intérprete Pixulé.
Perdeu décimos: Sem dúvidas, ser a segunda a desfilar na quarta-feira pode ser uma empecilho para a agremiação, pegando uma Sapucaí ainda fria.


Ficha técnica:
3. UNIDOS DA PONTE:

Pontos gerais: Indo para o seu terceiro ano no grupo, a Unidos da Ponte aposta em um enredo religioso, homenageando a freira brasileira, Irmã Dulce, beatificada pelo Vaticano. Após apresentações irregulares, a azul e branco deve lutar por boas posições no Carnaval desse ano.

Pontos extras: A comunicação pode ser um trunfo da escola de São João de Meriti, ao homenagear a primeira santa brasileira, ela promete emocionar e comover o público presente na Sapucaí. 

Perdeu pontos: Assim como outras escolas da Série Ouro, resta conferir se os carnavalescos Guilherme Diniz e Rodrigo Marques terão condições de realizar um bom trabalho plástico. O samba-enredo da escola também não é dos melhores e pode não render como o esperado.
Ficha técnica: 
 
4. PORTO DA PEDRA: 

Ponto gerais: Sempre garantido bons resultados nos últimos anos, a vermelho e branco de São Gonçalo chega com um samba forte e a promessa de mais um bom trabalho da carnavalesca Annik Salmon. Dessa vez, uma homenagem à ialorixá Mãe Stella de Oxósssi. É uma das favoritas do grupo? Quem sabe…

Pontos extras: Para além do gabaritado samba-enredo, fruto de um excelente enredo com fortes bases culturais. A Portona tem como trunfo uma das comunidades mais forte da Série Ouro. Outro quesito favorável para o Tigre é o casal formado por Rodrigo França e Cintya Santos, que sempre riscam o chão com muita competência. Por fim, a Comissão de Frente será comandada por Paulo Pinna, que garantiu um belo trabalho no último carnaval com o Império Serrano e tem tudo para garantir bons décimos mais uma vez.
Perdeu décimos: Sempre fazendo seu dever de casa, o Tigre tem a sua disposição um time bastante competente. O olhar atento fica disposto na bateria do Mestre Pablo que no último carnaval perdeu décimos importantes, algo que tente a não ocorrer novamente considerando toda a experiência e trabalho exercido pelo comandante. Okê arô! 

Ficha técnica:

5. UNIÃO DA ILHA:

Pontos gerais: Após uma grande estadia no Especial (2010-2020 a Ilha retorna à Série Ouro. A escola perdeu recentemente um de seus carnavalescos, o artista Severo Luzardo, que desenvolvia o Carnaval da Tricolor em parceria com Cahê Rodrigues. O último ficou responsável em dar continuidade ao trabalho e colocar na Sapucaí o enredo sugerido pelo amigo que partiu, uma homenagem ao artista que tanto contribuiu com a nossa festa. Salve, Severo! 
Pontos extras: Para produzir seu carnaval, a escola seguiu seus trabalhos na Cidade do Samba, um diferencial e tanto, considerando as condições precárias que grande parte das coirmãs da Série Ouro enfrentam. Outro pronto forte é que a Comissão de Frenteque tem a estrelada assinatura de Rodrigo Negri e Priscilla Mota, popularmente conhecidos como Casal Segredo, sinônimos de boas apresentações e excelentes notas.

Perdeu décimos: Durante a temporada de ensaios técnicos, a tricolor fez um treino forte, destaque para o canto da comunidade. Apesar disso, o samba-enredo da agremiação pode ser um ponto negativo considerando sua qualidade técnica e pode deixar alguns décimos pelo caminho. 

Ficha técnica:

6. UNIDOS DE BANGU: 

Pontos gerais: Com desfiles abaixo da expectativa nos últimos anos, a Unidos de Bangu vem apostando na simpatia da figura controversa de Castor de Andrade para conquistar a Avenida. Será que vai dar Bangu na cabeça?

Pontos extras: O enredo pode ter um forte apelo popular ao passear pela cultura carioca, com aportes  no samba e no futebol. Tudo isso sob a visão plástica do experiente Marcus Paulo, que por anos trabalhou na Unidos da Tijuca e pode garantir um bom visual, caso tenha boas condições de trabalho.
Perdeu décimos: Outro samba que também não se destaca na boa safra da Série Ouro, a obra musical da agremiação pode ser um obstáculo na busca por melhores resultados.

Ficha técnica:
7. ACADÊMICOS DO SOSSEGO:

Pontos gerais: Encerrando o primeiro dia de cortejo, a Sossego segue para o seu quinto ano na Série Ouro, oscilando entre carnavais irregulares. Para este ano, aposta na estreia de André Rodrigues como carnavalesco solo em uma narrativa de temática indígena.

Pontos extras: Partindo com um grande enredo que aborda as visões de um pajé, a escola tem no talento do seu carnavalesco a promessa de um trabalho plástico diferenciado e que pode se destacar no desfile, diferente dos últimos anos da escola onde o visual deixou a desejar.

Perdeu décimos: Encerrar um dia de desfile pode ser uma tarefa difícil, pegando menos público que o habitual. Vai ser necessário muita raça e força da comunidade do Largo da Batalha para segurar o astral da Avenida.

Ficha técnica:
QUINTA-FEIRA – DIA 21 DE ABRIL
1. LINS IMPERIAL:

Pontos gerais: Escola tradicional do Rio, a Lins volta ao acesso da folia apostando na leveza e bom humor do ator Mussum, uma homenagem mais que merecida a um artista que nasceu na comunidade verde e rosa. No time da escola está o experiente carnavalesco Edu Gonçalves, que deve apostar numa estética mais leve e jocosa.

Pontos extras: O samba da agremiação tem tudo para ser uma deliciosa farofa e abrir com um clima leve à noite, resta saber se é o suficiente para a agremiação se manter no grupo.

Perdeu décimos: Vindo da Intendente Magalhães, resta conferir como a escola vai conseguir ganhar corpo e apresentar um bom trabalho na Avenida… 

Ficha técnica:
2. INOCENTES DE BELFORD ROXO:

Pontos gerais: Após surpreender a Sapucaí com um desfile animado em 2020, a Inocentes vai desenvolver um carnaval mais denso e um enredo bem interessante sobre a cultura popular pernambucana, proposto pelo carnavalesco Lucas Milato.

Pontos extras: Com um samba-enredo encomendado, a Caçulinha da Baixada tem uma das mais belas obras do grupo e pode se garantir em quesitos musicais. Além disso, conta com um experiente casal formado por Douglas Valle e Jaçanã Ribeiro.
Perdeu décimos: Em sua estreia na folia, no último carnaval, o jovem Lucas Milato deixou a desejar no desenvolvimento da sua narrativa sobre a “eternidade”. Apesar da boa premissa desse ano, resta ver como isso se desenvolverá nas alegorias e fantasias.

Ficha técnica:
3. ESTÁCIO DE SÁ:

Pontos gerais: Outra escola que está retornando à Série Ouro, a Estácio também aposta numa reedição. Buscando uma comunicação com o público, a escola vai homenagear o Flamengo, em enredo originalmente apresentado em 1995. No time que cuidará do visual, fazem dupla o experiente Wagner Gonçalves e Mauro Leite, que por décadas foi assistente de Rosa Magalhães.

Ponto extras: Assim como a Ilha, a alvirrubra contou com a especial estrutura da Cidade do Samba para desenvolver seu trabalho, contando ainda com um time experiente em vários segmentos. É uma escola com muita força, sem dúvidas!

Perdeu pontos: A comunicação com o público é um elemento fundamental do desfile do Estácio. Se a escola não entrar bastante animada na pista, pode complicar inclusive o seu samba, que não é dos melhores, apesar de bastante conhecido. O andamento dado pela bateria do mestre Chuvisco também é um ponto de atenção. 

Ficha técnica:
4. ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ:

No geral: Uma escola em franca recuperação, a Santa Cruz conseguiu se destacar nos últimos carnavais quando esteve sob a batuta do carnavalesco Cahê Rodrigues. Para esse ano, aposta na experiência de Cid Carvalho para seguir brilhando no grupo.

Pontos extras: O enredo é, sem dúvidas, um dos principais trunfos da verde e branco. A homenagem ao ator e diretor Milton Gonçalves tem tudo para emocionar e se comunicar com o público, além de já ter gerado um excelente samba-enredo que pode embalar o cortejo.

Perdeu décimos: Para isso, a escola precisa, mais um ano, que sua comunidade abrace o samba para fazê-lo render. E outro porém são as condições a Cid Carvalho de desenvolver boas alegorias e fantasias, quesitos que tiraram pontos importante da escola na última folia.

Ficha técnica:
5. UNIDOS DE PADRE MIGUEL:

No geral: Sempre favorita? Eterna vice-campeã da Série Ouro, a UPM aposta numa fórmula que já deu certo: homenagear a religiosidade afro-brasileira. Neste ano, tudo fica ainda mais forte com a volta de Edson Pereira, que fez grandes trabalhos plásticos na agremiação. Será que agora vai?

Pontos extras: A força da comunidade de Padre Miguel é sempre um imponente elemento para desfiles arrebatadores da alvirrubra. Além disso, há expectativa de um ótimo trabalho visual do carnavalesco, numa temática que ele domina muito bem.

Perdeu décimos: Dando expediente há alguns anos na escola, o coreógrafo David Lima já deixou escapar alguns pontos preciosos em Comissão de Frente em anos anteriores. A torcida é que seu trabalho fature boas notas, como foi no último ano.

Ficha técnica:
6. VIGÁRIO GERAL:

No geral: Novata na Série Ouro, a Vigário surpreendeu em sua estreia com um desfile político e de grande comunicação com o público. Para esse ano, aposta outra vez num tema cultural que aborda a “Pequena África” e a resistência negra na cidade carioca.

Pontos extras: O conjunto de fantasias da tricolor surpreendeu em 2020, portanto, a expectativa é que a comissão formada por Marcus do Val, Alexandre Costa e Lino Sales mantenha o bom nível.

Perdeu décimos: No ensaio técnico da agremiação, os quesitos de pista prejudicaram um melhor desempenho. Apesar do ótimo samba, com assinatura do grande compositor Xande de Pilares, é preciso que a comunidade da Zona Norte dê o nome, ainda mais por estar numa posição nobre de desfile, entre outras co-irmãs com mais experiência.

Ficha técnica:
7. IMPÉRIO DA TIJUCA:

No geral: Tá chegando o primeiro império do samba! Sempre grandiosa, a verde e branco do morro da Formiga renovou a parceria com o carnavalesco Guilherme Estevão, que preparou um excelente enredo sobre a GRANES Quilombo, fundado pelo compositor Candeia, na década de 1970.

Pontos extras: Se o enredo foi o quesito mais despontuado da agremiação em 2020, para esse ano, a excelente narrativa proposta é, sem dúvidas, uma das grandes cartas na manga. Contando com um carnavalesco talentoso, a alviverde tem ainda um melodioso samba embalado por um ótimo intérprete.

Perdeu décimos: No último carnaval, o estreante casal Renan Oliveira e Laís Ramos perdeu importantes décimos, mas era apenas a primeira apresentação como parceiros dos dançarinos. Desde então, eles têm se preparado e fizeram uma ótima apresentação no ensaio técnico.

Ficha técnica:
8. IMPÉRIO SERRANO: 

No geral: Após um desfile desastroso na última folia, o Império chega completamente renovado para esse ano. A nova direção, comandada por Sandro Avelar, contratou ninguém menos que o badalado carnavalesco Leandro Vieira, que irá homenagear o capoeirista Besouro Mangangá.

Pontos extras: Um time fortíssimo foi formado para a verde e branco, além do renomado artista que também comanda a verde e rosa, estão o experiente coreógrafo Patrick Carvalho e o casal formado por Matheus Machado e Veronica Lima. Junte-se a isso um grande samba e uma comunidade aguerrida, pronta para voltar à Elite. Favoritaça, né?

Perdeu décimos: Ela tem tudo! O Império se desenha até aqui como o grande favorito da Série Ouro, é só conferir os mistérios e segredos que a pista da Sapucaí reserva. Então, nada de perder décimos para a Serrinha. Custa, mas vem!

Ficha técnica:
Verdades inabaláveis caem por terra quando a sirene toca, então é só esperar. Em meio a um cenário complicado, a gente só torce que a escolas do acesso surpreendam e mandem recados para certos prefeitos, já que nossa festa continua pra lá de viva. Amém, Rosa!

OUTRAS INFORMAÇÕES:

🗓: Quarta-feira (20) e quinta-feira (21)
🕘 Previsão de inicio: 21h00
⏱️ Tempo de desfile: 45-55min
📺 Transmissão: Globo (RJ) a partir das 00h05/23:50, G1 e Globoplay (todo Brasil).

COBERTURA COMPLETA NAS REDES SOCIAIS DO CARNAVALIZE!

Instagram: @igcarnavalize

Twitter: @Carnavalize
Youtube.com/Carnavalize

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

 A Jac Produções lança o projeto "Um carnaval para Maria Quitéria", que desenvolveu um estudo de desfile de escola de samba em homenagem a essa heroína da nossa independência. O

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

Arte de Julianna LemosPor Adriano PrexedesSejam bem-vindos de novo! Desta vez, nossa aventura sambística nos levará para outro destino: vamos até o Espírito Santo para conhecer a trajetória de uma

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

    Arte de Lucas MonteiroPor Felipe CamargoJá se tornou algo que os amantes do Carnaval carioca debatem e mencionam todos os anos. Com um misto de esperança, medo e reclamação,

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

Arte de Jéssica BarbosaPor Adriano PrexedesAtenção! Vamos embarcar numa viagem carnavalesca pela cidade que nunca para. Relembraremos uma São Paulo que, durante a folia, se vestia de cores vibrantes. De

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

 Arte por Lucas MonteiroTexto: Débora Moraes Rosa Magalhães e Leandro Vieira são os carnavalescos que mais tiveram seus trabalhos exibidos em exposições em instituições de arte. Além de colecionarem esse título,

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

 Arte de Lucas XavierPor Adriano PrexedesO ano era 2012, considerado por muitos um dos maiores carnavais da história do Sambódromo do Anhembi. A folia, geralmente, é lembrada pelo grande público

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES