#Carnaval2022: Porto da Pedra – Bom desfile coloca escola na briga pela parte de cima

 

Por Redação Carnavalize
“O que não se registra o tempo leva”, disse Mãe Stella de Oxóssi. Foi o registro de sua religiosidade, vida e legado o que a Porto da Pedra apresentou na Sapucaí, em forma de homenagem à ialorixá e escritora, como quarta escola a desfilar no primeiro dia. O tigre de São Gonçalo, há três carnavais ocupando o terceiro lugar da segunda divisão do carnaval, escolheu o enredo para impulsionar o sonho de voltar ao Grupo Especial. A construção artística do carnaval ganhou, pelo segundo ano, a assinatura da carnavalesca Annik Salmon, a única mulher na função na Série Ouro, com o enredo “O caçador que traz alegrias”. 
A comissão de frente do coreógrafo Paulo Pinna, intitulada “A flecha certeira de odé”, impressionou pela sincronizada coreografia, pelos belos figurinos e pelos efeitos de luzes nas flechas dos componentes. Na montagem, as raízes do Apaoká sustentam o corpo da homenageada, Mãe Stella. Elogiadíssimos durante o pré-carnaval, o casal formado por Rodrigo França e Cintya Santos mostrou a que veio, com seu bailado perfeito. Cintya roda espetacularmente no eixo, sem nunca tirar o pavilhão de destaque. Rodrigo sabe cortejá-la como ninguém. O melhor casal da noite até então, um dos melhores da Série Ouro e do carnaval carioca.
Comissão foi ponto alto do cortejo da Porto (Foto: Thomas Reis)
O conjunto plástico mereceu elogios, apesar de apresentar certa irregularidade. A primeira alegoria tinha boa volumetria, mas, infelizmente, passou apagada. No geral, se percebeu uma pegada mais rústica. Nesse sentido, a concepção foi interessante, o que não significa que não foram percebidos problemas pontuais de acabamento. A escolha de materiais deixou um pouco a desejar. Quanto às fantasias, também se apostou em materiais mais rústicos, sendo que o conjunto vai caindo mais pro final do cortejo, após a abertura impactante. O enredo se mostrou confuso em alguns momentos, na mescla da religiosidade de Mãe Stella com os demais aspectos da vida da homenageada.
Detalhes do terceiro carro da escola (Foto: Vítor Melo)

A bateria Ritmo Feroz, comandada pelo Mestre Pablo, passou consideravelmente acelerada, o que contribuiu para a percepção de explosão da escola. O samba-enredo, um dos mais elogiados da Série Ouro, não foi prejudicado com tal andamento. Ao contrário, se provou realmente um dos melhores da safra.
Muita coesa e fluida, a Porto da Pedra enfrentou pequenos problemas no quesito evolução, se destacando, contudo, por atravessar a Sapucaí com relativa tranquilidade. Com relação à harmonia, se notou um canto bem consistente dos componentes da agremiação.
Sem enfrentar grandes perrengues durante o cortejo e ostentando quesitos fortes, a Porto da Pedra deve brigar na parte de cima, pelas primeiras colocações.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

 A Jac Produções lança o projeto "Um carnaval para Maria Quitéria", que desenvolveu um estudo de desfile de escola de samba em homenagem a essa heroína da nossa independência. O

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

Arte de Julianna LemosPor Adriano PrexedesSejam bem-vindos de novo! Desta vez, nossa aventura sambística nos levará para outro destino: vamos até o Espírito Santo para conhecer a trajetória de uma

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

    Arte de Lucas MonteiroPor Felipe CamargoJá se tornou algo que os amantes do Carnaval carioca debatem e mencionam todos os anos. Com um misto de esperança, medo e reclamação,

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

Arte de Jéssica BarbosaPor Adriano PrexedesAtenção! Vamos embarcar numa viagem carnavalesca pela cidade que nunca para. Relembraremos uma São Paulo que, durante a folia, se vestia de cores vibrantes. De

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

 Arte por Lucas MonteiroTexto: Débora Moraes Rosa Magalhães e Leandro Vieira são os carnavalescos que mais tiveram seus trabalhos exibidos em exposições em instituições de arte. Além de colecionarem esse título,

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

 Arte de Lucas XavierPor Adriano PrexedesO ano era 2012, considerado por muitos um dos maiores carnavais da história do Sambódromo do Anhembi. A folia, geralmente, é lembrada pelo grande público

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES