
Depois da primeira parte da nossa análise
Bem, o fato é que em 2016 tivemos a melhor segunda-feira da folia deste século e ano que vem tem a responsabilidade de manter esse nível lá em cima, então pega a sandália de prata e vem ver o que a Sapucaí nos reserva.
1ª: “Nzara Ndembu – Glória ao Senhor Tempo” – União da Ilha

Depois de fazer desfiles retornando a sua marca da leveza e alegria, a sempre queridona União da Ilha vai continuar num resgate de si mesma para 2017. Mas o investimento será em uma outra característica perdida na escola insulana: a temática africana. Fugindo da obviedade de orixás, animais, savanas, palha… A escola vem com uma proposta babado de levar pra avenida outra vertente das religiões africanas: o candomblé bantu. Então nada de Yemanjá, Oxum, Xangô… A macumba será diferente, mas com a garantia de desfilaço de sempre.
De carnavalesco novo, a agremiação tá apostando suas fichas no rei da reciclagem, Severo Luzardo, que fará sua estreia no especial. Esse sabe transformar colete velho de fantasia em forração de carro alegórico e dá um nó na falta de orçamento. Só esperamos que a Ilha não figure de novo nos piores sambas do ano e aproveite a temática pra fazer um sambão pra se acabar.
Milton, o que achamos do enredo da Ilha?
2ª: “Onisuáquimalipanse” – São Clemente
Com o poder de Rosa Deusa Magalhães, a São Clemente vem enfim se firmando como uma escola de especial. Depois de um desfile meia boca este ano com alguns erros, a preto e amarelo promete correr atrás do prejuízo e enfim garantir sua vaga nas campeãs que não rolou em 2015 por puro vacilo do júri.
A aula já começa com o título irreverente. A professora contará a história cheia de falcatruas da construção do Palácio de Versailles. Apesar de prometer muitas perucas, vestidos pomposos e cara de Imperatriz nos anos 90, o enredo promete trazer um ar de “já vi esse filme” através da crítica política. Assim, como na Ilha, a gente torce para que esse enredaço gere um samba a altura.
Com a palavra a própria Rosa dando nosso selo:
3ª: “As Mil e uma Noites de uma ‘Mocidade’ prá lá de Marrakesh” – Mocidade

Depois do já icônico Perlingeiro no ferro deste ano, a gente espera que a falta de fantasias não seja tendência em enredos árabes since Em Cimona 2015. Mas como o carnaval é uma caixinha de surpresas, a safra de sambas da estrela parece que não está decepcionando. Vamos conferir na hora, pois se tem um título que a Mocidade conquistou nos últimos anos foi a de que promete mas não cumpre.
Me diz aí, Paulete, se o mundo fosse acabar qual a nota pro enredo:
4ª: “Música na Alma, Inspiração de uma Nação“ – Unidos da Tijuca

O enredo promete ter muito Michael Jackson pra fazer inveja ao antigo carnavalesco do Borel. A sinopse é super histórica e fica até devendo um pouco, mas esperamos que seja mero detalhe. Resta saber se o Tio Sam vai ser acabar na batucada da Tijuca.
O que achamos?
5ª: “Foi um rio que passou na minha vida e meu coração se deixou levar” – Portela

A boa sinopse faz um passeio interessante pelos rios do mundo até chegar no rio de amor portelense. Paulete está inspiradíssimo e acertou no enredo que junta duas coisas que azul e branca mais gosta de falar: Rio e dela mesma. Os 40 em samba pelo trigésimo ano seguido parecem estar garantindo, será que dessa vez vai? #AmémCissaGuimarães
6ª: “Só com a ajuda do santo” – Mangueira
Todo mundo quer saber se o desfile deste ano foi apenas um golpe de sorte ou se a Manga volta pro grupo das campeãs pra ficar. Mas se depender do talento do carnavalesco Leandro Vieira, tá tudo tranquilo e favorável. Falando no enredo, ele promete abordar de maneira diferente a questão da religiosidade mostrando o jeitinho bem brasileiro que nós tratamos a santidade. Não mexe comigo, baby.
Já que com a Manga não se brinca:
E a gente termina por aqui a análise dos enredos pra 2017 do grupo especial do Rio de Janeiro. Se esse ano tivemos desfiles incríveis, o ano que vem tem tudo pra manter o alto nível. Vamos esperar. Mas fique ligado no Carnavalize que nas próximas terças nossas análises continuam com o que as escolas da Série A carioca e do Grupo Especial paulistano vão levar pra avenida. Saravá!
Confira a parte 1 com os enredos das escolas de domingo, clicando aqui.
Por Léo Antan e Vitor Melo.
Confira a parte 1 com os enredos das escolas de domingo, clicando aqui.
Por Léo Antan e Vitor Melo.
Uma resposta
hahaha