7×1 Carnavalize | Sambas que não fizeram questão de esconder o patrocínio

por Leonardo Antan
Depois da nossa primeira lista de sambas ruins que ganharam um espacinho no nosso coração, a zoeira continua. O tema de hoje é o famigerado enredo patrocinado, alvo de sempre muita discussão no nosso carnaval. Vender produtos se tornou uma alternativa para as escolas conseguirem um troco pra seus desfiles. E já que nem todo mundo é Rosa Deus Magalhães que transforma enredo de Campos em antropofagia e Cabo Frio em vermelho. Listamos obras que não fizeram questão de esconder que receberam uma ajudinha, transformando sambas-enredos em verdadeiros jingles publicitários. Ás vezes é só uma palavrinha despretensiosa, você pode não ter percebido, mas estava tudo lá na cara e a gente faz questão de lembrar.

.

7 – Portela 2010 

No enredo sobre tecnologia e inclusão digital, a águia de Madureira conseguiu uns trocados de uma empresa de informática com sede em Curitiba. O resultado foi um desfile desastroso, mas que ficou eternizado no hino da Majestade do Samba daquele ano:
Acessa o amor digital
Faz da criança um cidadão
POSITIVO pra nação
Na rede nossas vidas vão se transformar…”

6 – Vai Vai 2012 

O patrocínio não perdoa. Se a maior campeã do Rio de Janeiro já precisou vender seu samba, o mesmo aconteceu com a escola mais vitoriosa de SP. Num enredos sobre mulheres, a Saracura arrumou um trocado de uma famosa empresa de “esponjas de aço”. O título “Mulheres que brilham” já fazia uma alusão, mas o refrão não deixava dúvidas:
Bixiga é alegria, é “BOM BRILhar”
Gira a porta bandeira
Rodam minhas baianas
Vêm que o show vai começar

5 – Mocidade Independente 2013 

Se houve um patrocínio que ninguém duvidasse, foi esse. O desfile sobre o Rock In Rio em 2013, pode ser considerado, sem pudores, o enredo patrocinado mais escrachado da história. O que passou na avenida foi uma marca. A marca Rock In Rio, que vende também outros produtos como camisas, CDS, etc. A história contada na avenida não fez questão de esconder, nada de camuflar com uma história sobre o Rock chegando ao festival. Todos os setores falavam das diversas edições dos Rock In Rio. Já o refrão se apropriava de um dos maiores slogans da marca, “Eu vou”, e fazia alusão também a música tema do evento.

“Uma onda me embala, invade a alma
No peito explode a minha paixão
Um mundo melhor… que felicidade
No Rock in Rio eu vou de mocidade”

4 – Caprichosos 2006

No sua última passagem no grupo especial, a irreverente Caprichosos de Pilares cantou as belezas do Espírito Santo, o que podia ser só mais um enredo CEP, era na verdade patrocinado por um fábrica de chocolate. O saboroso alimento foi amplamente citado no desfile que teve direito até cachoeira do doce. Quer saber que fábrica era essa? Presta atenção nas pistas que o samba dá. No refrão, uma alusão ao principal produto da marca e durante o samba uma palavra despretensiosa que diz tudo. 
“Montanha e mar…
Feito GAROTO me lambuzei
Senti a fé me renovar
(…)
Espírito Santo caprichou
É chocolate na avenida
Numa SERENATA, Pilares canta
Feliz da vida”

3 – Império de Casa Verde 2011

Cerveja e carnaval tem tudo a ver, né? A Império de Casa Verde confirmou essa máxima em seu desfile de 2011, o enredo contou a história do líquido adorado pelos brasileiros. Num dos trechos mais controversos do samba, a marca que bancou o desfile não deixou dúvidas, só faltou substituir o “qui” por “chi”:
“Garçom desce a cerva , eu quero brindar a Ti
Madrinha querida , trevo da inspiração
Em cada NOVA eSQUINa um cervejão”
2 – Grande Rio 2005

Se tem uma escola que gosta de cantar marcas em seus desfiles essa escola é a Grande Rio. Exemplos não faltam, como o “Brasil que vale”, em 2003, ou o enredo sobre o Camarote nº1 em 2010. Mas o caso que mais nos constrangeu foi o desfile de 2005, o enredo sobre alimentação foi providencialmente batizado de “Alimentar o corpo e a alma faz bem” numa clara alusão ao slogan que a Nestlé usava na época. Durante o samba, palavras estrategicamente colocadas vendiam o peixe, ou melhor, os leites:
“MOÇA o teu doce é saboroso
preparado bem no clima
Se alimentar pro corpo é fundamental
Lá em nosso NINHO tem sabor especial”

1 – Rosas de Ouro 2010

Tá na boca do povo, o primeiro lugar dessa lista não podia ser outro. O título do enredo sobre chocolate não deixava dúvidas: “O Cacau é Show”. Tanto escracho que não passou desesperos, a escola acabou pressionada pela Globo e foi obrigada a trocar a letra para não perder pontos. Na hora do desfile, a versão nova que substituía “show” por “chegou” acabou não pegando fazendo a original em alusão a loja da iguaria ser cantada a plenos pulmões. Se você acha que o resultado foi desastroso, a Roseira acabou a apuração campeã com um desfile luxuosíssimo. Na sexta das campeãs, o samba foi cantado na versão original. O cacau voltou a ser show.
“Tá na boca do povo:
“O CACAU é SHOW”!
Sou Rosas, Rosas de Ouro
Meu sabor te conquistou!”
Depois de tanto samba a gente vai pegar nosso computador negativo e ir curtir um showzinho de rock, bebendo uma cerveja gelada em cada esquina com um bom chocolate. Aliás, é tanta opção de chocolate que ainda não decidimos qual. Mas enfim, nos esbarramos por aí. 
Até a próxima lista. Saravá! Evoé!

Comente o que achou:

2 respostas

  1. Esse samba da Grande Rio levou a um dos momentos mais constrangedores da carreira de Wander Pires: depois de cantar o samba no "Sem Censura" da Leda Nagle, o Wander me manda essa: "Espera! Deixa eu falar o patrocinador, ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ DA NESTLÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ" com todas as reverberações possíveis e impossíveis. Até hoje, ninguém sabe o paradeiro desse vídeo.

    Quanto a Caprichosos, chocolate desce bem quadrado no estômago do povo de Pilares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

 A Jac Produções lança o projeto "Um carnaval para Maria Quitéria", que desenvolveu um estudo de desfile de escola de samba em homenagem a essa heroína da nossa independência. O

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

Arte de Julianna LemosPor Adriano PrexedesSejam bem-vindos de novo! Desta vez, nossa aventura sambística nos levará para outro destino: vamos até o Espírito Santo para conhecer a trajetória de uma

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

    Arte de Lucas MonteiroPor Felipe CamargoJá se tornou algo que os amantes do Carnaval carioca debatem e mencionam todos os anos. Com um misto de esperança, medo e reclamação,

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

Arte de Jéssica BarbosaPor Adriano PrexedesAtenção! Vamos embarcar numa viagem carnavalesca pela cidade que nunca para. Relembraremos uma São Paulo que, durante a folia, se vestia de cores vibrantes. De

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

 Arte por Lucas MonteiroTexto: Débora Moraes Rosa Magalhães e Leandro Vieira são os carnavalescos que mais tiveram seus trabalhos exibidos em exposições em instituições de arte. Além de colecionarem esse título,

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

 Arte de Lucas XavierPor Adriano PrexedesO ano era 2012, considerado por muitos um dos maiores carnavais da história do Sambódromo do Anhembi. A folia, geralmente, é lembrada pelo grande público

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES