#Carnaval2022: São Clemente – Escola enfrenta problemas e deixa a desejar em homenagem a Paulo Gustavo

 

Por Redação Carnavalize
Ano a ano cotada à briga pela permanência no Grupo Especial, após o ótimo carnaval de 2020, a São Clemente passou por uma reestruturação quase completa de sua equipe, dentre elas a saída do carnavalesco Jorge Silveira e a promoção de Tiago Martins, veterano da casa, ao cargo de carnavalesco da agremiação. Apesar de uma dança das cadeiras tumultuada até que se chegasse ao time atual, incluindo também troca de enredo, a São Clemente comoveu durante o pré-carnaval em razão da homenagem a Paulo Gustavo, ator e humorista que faleceu vítima de Covid-19.
A comissão de frente, comandada pelo coreógrafo Júnior Scapin, trouxe um elemento alegórico rotacionável representando um camarim, com três andares. Em cada pavimento, ocorria alguma performance. Dona Hermínia, personagem icônica de Paulo Gustavo, foi retratada. O ponto alto da apresentação residiu no surgimento, em certo momento, de Dona Déa, mãe do homenageado, presença que emocionou o público. A comissão teve problemas ao longo do cortejo com a falha na iluminação do tripé, que já não era muito interessante em termos estéticos. Estreando como primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira no Grupo Especial, os irmãos Vinicius e Jack Pessanha, foram atrapalhados, no primeiro módulo, pelos guardiões ao redor. Eles fizeram uma coreografia com suas hastes que ofuscou a dupla, afetando a evolução de Vinicius e Jack, que chegaram a ficar um tempo parados, sem dançar. Já diante da última cabine de jurados, a bandeira dela, infelizmente, enrolou duas vezes.
Detalhes do figurino da Comissão de Frente (Foto: Pedro Umberto)
O pertinente enredo acabou não saindo do lugar comum, tendo um desenvolvimento extremamente básico. Não se viu a tentativa de gerar imagens interessantes. As fantasias, apesar de serem de fácil leitura, de acordo com a falta de aprofundamento da proposta, sinalizaram a inexistência de um trabalho cromático. Muitos figurinos foram se desintegrando ao longo do desfile. Alguns eram de gosto duvidoso. O conjunto alegórico sofreu com problemas de acabamento, com peças, inclusive, despencando. Todavia, o último carro se destacou positivamente pela beleza. No geral, a escola não acertou plasticamente.
Uma das alegorias da São Clemente (Foto: Pedro Umberto)
A Fiel Bateria, regida por mestre Caliquinho, foi o destaque positivo do cortejo, em que pese o recuo ter sido caótico, com abertura de buraco. Apesar de animado, o samba-enredo não levantou o público. Apontada por muitos como um problema antigo da São Clemente, a harmonia ficou devendo bastante. 
No que diz respeito à evolução, a agremiação enfrentou problemas para fazer a curva com duas alegorias, o que se refletiu no andamento do desfile, que sofreu com a oscilação de ritmo. Em alguns momentos, a escola chegou a ficar parada na avenida. 
Comprometida na maioria dos quesitos, a São Clemente deve, infelizmente, figurar nas últimas colocações, correndo sério risco de rebaixamento. 

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

Projeto “Um carnaval para Maria Quitéria” valoriza a folia e conta com ilustrações de carnavalescos renomados

 A Jac Produções lança o projeto "Um carnaval para Maria Quitéria", que desenvolveu um estudo de desfile de escola de samba em homenagem a essa heroína da nossa independência. O

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

O aroma que vem da Glória: a alegria da MUG ao sabor de um samba inesquecível

Arte de Julianna LemosPor Adriano PrexedesSejam bem-vindos de novo! Desta vez, nossa aventura sambística nos levará para outro destino: vamos até o Espírito Santo para conhecer a trajetória de uma

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

#Colablize: A infraestrutura do carnaval carioca hoje – o que precisa ser feito

    Arte de Lucas MonteiroPor Felipe CamargoJá se tornou algo que os amantes do Carnaval carioca debatem e mencionam todos os anos. Com um misto de esperança, medo e reclamação,

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

A locomotiva azul e rosa: São Paulo nos trilhos do sucesso da Rosas de Ouro

Arte de Jéssica BarbosaPor Adriano PrexedesAtenção! Vamos embarcar numa viagem carnavalesca pela cidade que nunca para. Relembraremos uma São Paulo que, durante a folia, se vestia de cores vibrantes. De

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

ROSA X LEANDRO: Quando os carnavalescos ocupam as galerias de arte

 Arte por Lucas MonteiroTexto: Débora Moraes Rosa Magalhães e Leandro Vieira são os carnavalescos que mais tiveram seus trabalhos exibidos em exposições em instituições de arte. Além de colecionarem esse título,

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

A Lição da Mancha Verde: uma passagem pela história de persistência da escola e por um de seus desfiles históricos

 Arte de Lucas XavierPor Adriano PrexedesO ano era 2012, considerado por muitos um dos maiores carnavais da história do Sambódromo do Anhembi. A folia, geralmente, é lembrada pelo grande público

VISITE SAL60!

SOBRE NÓS

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

SIGA A GENTE

DESFILE DAS CAMPEÃS

COLUNAS/SÉRIES